Ortotrauma é habilitado para serviços de alta complexidade
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), em Mangabeira, foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia. A habilitação, publicada na portaria nº 477, de 20 de setembro de 2010, garante ao Ortotrauma realizar procedimentos de alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia, aumentando a demanda desse serviço para a população.
Segundo o diretor do Ortotrauma, Edson Neves, a habilitação foi bastante comemorada, já que as instalações físicas e o quadro de profissionais já tinham sido aprovados pelas consecutivas vistorias realizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado.
Temos profissionais capacitados, instalações de qualidade, equipamentos modernos e garantia de insumos. Com a habilitação, agora podemos contar com os recursos provenientes do Sistema Único de Saúde, afirmou o diretor, lembrando que, até então, todo o custeio do Ortotrauma era de exclusividade da própria prefeitura de João Pessoa. Agora esses recursos poderão ser usados em outros projetos da Secretaria de Saúde do Município, disse.
Em toda a Paraíba, só o Hospital de Trauma Humberto Lucena, em João Pessoa, e o Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, são habilitados pelo Ministério da Saúde em Alta Complexidade. Mesmo esses hospitais que já possuem a habilitação não realizam todos os procedimentos necessários, afirmou Edson Neves.
A secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, destacou que a habilitação do Ortotrauma pelo Ministério da Saúde foi uma vitória que já vem sendo buscada desde 2008. A comissão do Ministério da Saúde atestou nossa competência em realizar procedimentos de alta complexidade. Com essa habilitação, poderemos enfim dar continuidade à dezenas de cirurgias. O credenciamento vai possibilitar estender nossos serviços para a população, finalizou.
Atendimentos O Complexo Hospitalar de Mangabeira atende pacientes da Grande João Pessoa e também de outras cidades do Estado, a exemplo de Cajazeiras e Uiraúna. De janeiro a maio deste ano, o Complexo realizou 1.233 internações cirúrgicas e 975 internações clínicas. Nesse mesmo período, a unidade de saúde fez, por mês, 471 ultrassonografias, 4.100 raios-X, 250 tomografias e 9.913 exames de análises clínicas.
Atualmente, o Complexo de Mangabeira conta com o Ortotrauma, o Hospital Professor Humberto Nóbrega, o Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM) e ainda um anexo, que abriga a parte administrativa e está passando por reformas para comportar o Centro de Tratamento da Dor, que vai oferecer reabilitação e fisioterapia (com hidroterapia). O ambulatório da Dor vai atender pacientes encaminhados pelos Programas de Saúde da Família (PSFs). Com a entrega dessa nova ala do Complexo, serão disponibilizados mais 30 leitos e um Centro Cirúrgico com duas salas.