Os Cariocas e Gracinha Teles fazem show nesta quarta-feira

Por - em 45

A programação do Projeto Seis e Meia do mês de outubro começa nesta quarta-feira (8) com o melhor da Música Popular Brasileira. A atração nacional será o grupo vocal ‘Os Cariocas’, um dos mais antigos do Brasil, criado na década de 40, no Rio de Janeiro. Com muita harmonia e um ótimo repertório, o grupo percorre vários estados e países sempre divulgando o melhor da MPB. A abertura do evento será feita pela cantora e compositora paraibana Gracinha Teles, que fará uma apresentação acústica.

Os Cariocas – Severino Filho (arranjos, 1ª voz e piano), Hernane Castro (2ª voz e bateria), Neil Teixeira (3ª voz e contrabaixo) e Elói Vicente (4ª voz e violão) – vão vão fazer uma retrospectiva da carreira, no show desta quarta-feira. Formado em 1942, o grupo fez escola na arte de cantar música popular em vocal, misturando polifonia e efeitos rítmicos. Influenciados por outros grupos – como o Bando da Lua, Anjos do Inferno e Quatro Ases e Um Coringa – estrearam no programa de calouros de Renato Murce, na Rádio Mundial, onde, na segunda tentativa, foram campeões. Se apresentaram ao então diretor da Rádio Nacional, Radamés Gnattali, e foram contratados em 1946 para participar do programa ‘Um Milhão de Melodias’. Ficaram na Rádio Nacional por 20 anos.

Ismael Neto, um de seus fundadores (ao lado de Severino Filho, Salvador e Tarquínio), passou a compor nos anos 50, produzindo sucessos como Valsa de uma Cidade, com Antônio Maria. Foi o principal arranjador do grupo até sua morte prematura, aos 30 anos, quando os arranjos passaram a ser assinados, em sua maioria, por Severino Filho, seu irmão.

Os Cariocas foram muito populares com o repertório de bossa nova, inovando na maneira de interpretar o estilo. Em 1997, foi lançado o CD ‘A Bossa Brasileira’, indicado para o prêmio Sharp. No ano seguinte, o grupo fez shows em Miami, ao lado de Leny Andrade, Wanda Sá e Roberto Menescal. Em 1999, participou em uma faixa do CD ‘Crooner’, de Milton Nascimento.

Em 2001, o grupo Os Cariocas lançou o CD ‘Os Clássicos Cariocas’, muito bem recebido pelo público e pela crítica, vencedor do prêmio ‘Caras’, na categoria grupo de MPB. Em 2002, o conjunto esteve no Japão (Tókio) e nos EUA (Washington, Filadélfia e Nova York) lançando o CD ‘oscariocas.com.bossa’, indicado para o prêmio Tim.

Em 2003, em show realizado em Montevidéu, Uruguai, foram convidados pelo maestro Frederico, da Orquestra Filarmônica de Montevidéu para retornar à cidade para realização de show com a orquestra. No ano seguinte, foram convidados a participar dos festejos do Dia da Independência, na Embaixada do Brasil, em Assunção, Paraguai. Nesta quarta-feira, os pessoenses terão oportunidade de conferir os sucessos do grupo, no show do Seis e Meia.

Gracinha Teles – A cantora e compositora Gracinha Teles, que abre o show desta quarta-feira, atua como profissional há muitos anos. Já participou de festivais, projetos culturais e shows individuais e coletivos em vários estados brasileiros, sempre com muito destaque. É figura de proa de movimentos musicais e culturais da cidade, a exemplo do Folia de Rua. No Seis e Meia, ela vai tocar violão e será acompanhada pelo guitarrista Zé Filho. No repertório, vão estar sucessos de João Bosco, Dorival Caymmi, Assis Valente, além de algumas músicas autorais.

Ingressos – O Seis e Meia é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Accorde Produções e recebe o apoio cultural do Ambassador Flat e dos restaurantes Dona Branca, Vila Cariri e Cia do Chopp. As apresentações começam às 18h30 na Praça de Eventos do Mag Shopping, no bairro de Manaíra. Os ingressos custam R$ 16,00 e R$ 8,00 e podem ser comprados antecipadamente ou na hora do evento no posto de vendas montado ao lado da bilheteria dos cinemas no primeiro piso do Mag. Mais informações pelo telefone 9134-7610.