‘Os Três do Norte’ e ‘Flor de Caruá’ se apresentam no projeto Chama Forrozeira

Por - em 91

O projeto ‘Chama Forrozeira’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), prossegue nesta sexta-feira (20) com mais duas apresentações. As atrações que subirão ao palco do Ponto de Cem Réis, a partir das 18h, são o grupo ‘Flor de Caruá’ e ‘Os Três do Norte’. O evento é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, sendo fruto da parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Fórum de Forró Paraíba e Associação Balaio Nordeste.

O primeiro grupo a subir ao palco será ‘Os Três do Norte’, que promete agitar o Ponto de Cem Réis com o legítimo forró pé-de-serra. O trio paraibano surgiu no ano de 1986 quando Josil da Silva (conhecido por Tizil da Paraíba) e Lorenzo Farias se conheceram em uma quadrilha junina no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. A partir desse encontro, eles se uniram com outro amigo e formaram o trio, que é composto por Tizil (vocal e zabumba), Lorenzo Farias (sanfona) e José Milton (triângulo e vocais).

A segunda atração da noite é o grupo ‘Flor de Caruá’. O trabalho do grupo pessoense é baseado no forró tradicional. Fundado em 2000 como ‘Trio Forrofiá’, mudou para o atual nome em fevereiro de 2008, em homenagem a uma planta nativa do Nordeste brasileiro. Coordenada pelo baixista Haniel Carvalho, ‘Flor do Caruá’ já levou seu forró animado para toda a Paraíba. Fazem ainda parte do grupo os músicos João Silva (sanfona), Zé Adailton (zabumba) e Germana Alves (voz e triângulo).

Projeto – O ‘Chama Forrozeira’ foi lançado no final do mês de março e acontece todas as semanas, no Ponto de Cem Réis, sempre a partir das 18h. As apresentações do projeto devem prosseguir até o mês de junho. Por noite, são duas atrações, que vão tocar e cantar músicas que enfatizam a matrizes do forró tradicional.