Ouvidor da PBPrev faz visita de cortesia à Ouvidora da PMJP

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O Sistema de Ouvidoria Municipal (SOM) recebeu, nesta semana, a visita de Pedro Luiz Cordeiro Passos, que foi conhecer de perto a experiência realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) há cinco anos. Ele foi convidado pelo presidente da Previdência do Estado (PBPrev), João Bosco Carneiro, para implantar uma ouvidoria no órgão.

Segundo a ouvidora municipal, Tânia Brito, essa já é a quarta visita só esse semestre, o que demonstra que o trabalho desenvolvido no órgão é referência. “A visita foi muito positiva, o que mostra mais uma vez que o sistema de ouvidoria do município tem construído uma credibilidade junto à sociedade. Um modelo de gestão pública que fortalece a democracia participativa no município, onde 74% dos acessos foram resolvidos”, declarou.

Tânia falou também do projeto que está em andamento para a realização, até o final do ano, de um encontro com todos os municípios paraibanos, para difundir o instrumento e promover a troca de experiência de ouvidoria no estado.

A ouvidoria é um órgão da estrutura administrativa e funcional da Prefeitura Municipal de João Pessoa, vinculado à Secretaria da Transparência Pública, criada em 2005. Ela tem a atribuição de oferecer atendimento aos munícipes no que diz respeito à qualidade da prestação dos serviços públicos e na valorização da participação popular. Com a missão de criar um canal de efetiva participação social na administração pública , a ouvidoria foca na boa qualidade e transparência da prestação dos serviços públicos e no aprimoramento das relações governo e sociedade.

Atribuições:
– Buscar a ampliação dos canais de comunicação direta entre a administração municipal e a população, contribuindo para a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos e fomentando a prática da cidadania.
– Receber, examinar e encaminhar, quando procedentes, denúncias, reclamações, sugestões e elogios referentes às áreas de abrangência dos agentes administrativos municipais.
– Recomendar a instauração de procedimentos administrativos para o exame técnico das questões e a adoção de medidas para a correção e a prevenção de falhas e omissões responsáveis pela inadequada prestação dos serviços públicos municipais.
– Organizar e interpretar o conjunto das demandas recebidas e produzir indicativos quantificados e qualificados do nível de satisfação dos usuários dos serviços públicos municipais prestados.
A ouvidoria fica localizada na Secretaria da Transparência Pública, 1º andar
Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 – Centro – João Pessoa.
Fone: (83) 3218-6167
E-mail: ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br
Horário de funcionamento do atendimento: 08h00 às 17h30, em dias úteis.