Ouvidoria da PMJP debate gestão e controle social do SUS no Unipê

Por - em 42

A Ouvidoria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participa nesta quinta-feira (13), às 19h, no auditório do Espaço Cultural do Unipê, da mesa redonda “Gestão e Controle Social no SUS”. A atividade faz parte da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem e IV Semana de Enfermagem do Unipê. O objetivo é informar aos estudantes do curso sobre o funcionamento da Ouvidoria Municipal e da Ouvidoria SUS e como a população pode participar e contribuir para a melhoria da prestação dos serviços na área de saúde.

A ouvidora geral do município, Tânia Brito, o assessor da Secretaria de Saúde, Volmir Brustscher e o diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fulgêncio, são os conferencistas convidados para participar da mesa.

“O convênio assinado em 2007 pela Secretaria de Saúde, integrando o Sistema de Ouvidoria Municipal à Ouvidoria SUS, proporcionou o acesso direto aos indicadores sociais desenvolvidos pela Ouvidoria SUS, o que fortalece a política de saúde municipal e nacional”, informou a ouvidora Tânia Brito.

A descentralização da Ouvidoria para outros serviços que integram a estrutura da Secretaria de Saúde também é resultado da integração entre as Ouvidorias nacional e municipal. Atualmente, os Distritos Sanitários, os Cais, Hospitais municipais, Gemaf (farmácia) e Vigilância à Saúde contam com representantes da Ouvidoria.

A ouvidora Tânia Brito ressaltou ainda que todos estes avanços vêm possibilitando um maior grau de resolução das demandas que chegam ao setor. De janeiro de 2005 a abril de 2010, 83% dos casos foram solucionados. Na área de saúde, de janeiro de 2010 até 10 de maio, o grau de resolução atingiu o índice de 41,30%.