Ouvidoria é modelo para estrutura de órgão semelhante em Guarabira

Por - em 19

A estrutura de funcionamento da Ouvidoria Municipal de João Pessoa vai servir de modelo para a instalação de órgão congênere na Prefeitura de Guarabira. Com essa finalidade, a ouvidora da Prefeitura da Capital (PMJP), Tânia Brito, recebeu na tarde desta terça-feira (20), no Paço Municipal, a visita do ouvidor daquele município brejeiro, Telcy Teixeira, e do chefe de gabinete da prefeita Fátima Paulino (PMDB), Heraldo Luiz.

A proposta do encontro, segundo Telcy Teixeira, foi conhecer de perto a estrutura e funcionamento da Ouvidoria da Capital, para em seguida aplicar na cidade de Guarabira, que criou na atual gestão a ouvidoria. “A nossa visita foi para buscar orientação, explicação e ensinamento sobre como fazer dar certo o sistema usado em João Pessoa, pois sabemos o quanto este é importante canal de comunicação com a população. E a ouvidoria de João Pessoa é um exemplo a ser seguido, a gestão está de parabéns”, enfatizou.

Durante o encontro, que foi acompanhado por assessores técnicos do setor, a ouvidora Tânia Brito explicou detalhadamente a estrutura física e humana de uma ouvidoria, os mecanismos que facilitam a interação do povo com o poder público e a forma como são encaminhadas as demandas.

“A Ouvidoria é um mecanismo que o povo encontra para sugerir, denunciar, criticar e elogiar. O trabalho vem dando certo porque estruturamos de uma forma a atender a demanda da forma mais ágil possível, tendo para isso a interação de toda a equipe de governo. Dessa maneira, ela não se torna um órgão receptor, mas funcional, interativo e que dar mais transparência à gestão. Além dessa agilidade, também nos preocupamos com cursos de qualificação da equipe, para melhor atender ao público”, explicou Tânia.

Os representantes da Prefeitura de Guarabira também foram recepcionados pelo secretário de Transparência Pública (Setransp), Antônio Barbosa, que se colocou à disposição para tirar quaisquer dúvidas para a implantação da ouvidoria na cidade da região do Brejo. Ao final do encontro, os visitantes receberam uma pasta contendo folhetos explicativos, um CD sobre a parte técnica de uma ouvidoria, além de outros materiais sobre a pasta e um exemplar do periódico João Pessoa Hoje.

“Agradecemos a hospitalidade e tenham certeza que se houver dúvida durante o processo de implantação da ouvidoria em Guarabira, saberemos a quem recorrer. Estamos aqui para adaptar essa experiência de sucesso em nossa cidade, tornando assim a gestão mais transparente, a exemplo do que foi feito aqui”, concluiu Heraldo Luiz.