Ouvidoria lança novos canais de comunicação e interação com a população

Por - em 773

Mônica Melo

A IV Semana do Ouvidor, que acontece entre os dias 14 e 18 de março, será marcada por uma serie de ações em vários pontos da cidade de João Pessoa.  Na abertura das atividades será realizada uma celebração ecumênica no Auditório do Paço Municipal.

Um dos pontos altos da Semana é o lançamento do E-Ouv e do  telefone 162, além da assinatura do termo de adesão ao programa de fortalecimento das ouvidorias. O E-Ouv é o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal. Ele funciona como um canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do governo federal. Está disponível na internet e funciona 24 horas por dia.

O Ouvidor Geral da PMJP, Antonio Jácome Filho, destaca que esses novos canais de comunicação são dispositivos importantes para ajudar a população na busca por soluções para os seus problemas. “Prestamos uma escuta qualificada que ouve, encaminhas as demandas e tem dado respostas à população”, explica.

Ainda entre as atividades agendadas estão a implantação da Ouvidoria da UPA Ocenania, palestras da Ouvidoria Geral do Município (OGM) e Controladoria-Geral da União (CGU), ainda homenagens premiações e uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa. A ouvidoria itinerante ainda passará pelo centro Administrativo e na Câmara Municipal.

O telefone 162 irá concentrar todas as ouvidorias e serviços de atendimento ao cidadão, facilitando a prestação de serviço.  O número é único para todas as ouvidorias públicas do país. O objetivo é adotar um telefone de fácil memorização para os cidadãos que queiram opinar, criticar, denunciar ou sugerir medidas de políticas públicas.

A Ouvidoria de João Pessoa irá também premiar as melhores práticas em ouvidoria dentro da gestão municipal. “Serão premiados, por exemplo, os secretários com a melhor relação com a ouvidoria, os servidores mais elogiados pelo público e as respostas mais rápidas”, conta Jacome.

Veja a programação baixo: 

Dia Turno Horário Local Atividade
 

14.03.2016 – segunda

Manhã 09h00 às 10h30  

Auditório do Paço Municipal

Celebração Ecumênica em comemoração a semana do ouvidor
15.03.2016 – Terça Manhã 09 às 12h – UPA Oceania

– Centro Administrativo Municipal (CAM/PMJP)

Implantação da Ouvidoria da UPA Oceania

 

Ouvidoria Itinerante na PMJP.

16.03.2016 – Quarta

 

DIA DO OUVIDOR

Manhã 09h às 12h  

Auditório do Paço Municipal

Solenidade de lançamento do E-ouv e 162 (presença do Prefeito)

Termo de adesão ao programa de fortalecimento das ouvidorias

Palestra OGM (importância Ouvidoria p/ gestão e relatório gerencial 2015) e CGU (sobre o e-ouv)

Homenagens, premiações e demais atividades.

17.03.2016 – Quinta Manhã 09 às 12h Ponto de Cém Réis Ouvidoria Itinerante no Centro – atividade conjunta com as Setoriais (Semusb, Sedec, Emlur, Semob e SMS). Com parceria Setransp e CGM.
18.03.2016 – Sexta Manhã 10h Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) Sessão Especial comemoração a semana do ouvidor