Ouvidorias da saúde são importantes ferramentas de fiscalização e qualificação dos serviços

Por - em 957

D R T . R J . 15855.

As ouvidorias são importantes instrumentos institucionais e estratégicos e, um canal de comunicação entre os cidadãos e a gestão pública. A rede municipal de saúde conta com 16 equipes de ouvidorias, atuando de forma descentralizada, acolhendo, avaliando e encaminhando as manifestações dos usuários visando a melhoria na assistência e na consolidação do Sistema Único de Saúde, em João Pessoa.

Na ouvidoria da Saúde, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Os técnicos do serviço atende de forma presencial, por meio de telefone, pelo número 160 ou ainda por e-mal ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br.

“A ouvidoria é uma ferramenta de controle social visa fortalecer os mecanismos de participação social e trabalha para qualificar e otimizar os serviços ofertados à população. É importante esclarecer que, no que diz respeito ao SUS, os canais são instrumentos de controle social de atendimento e de apoio aos usuários as quais também representam os legítimos interesses dos cidadãos, de forma democrática e participativa”, destacou Alcilene Figueiredo, ouvidora setorial de saúde.

Dados – A Ouvidoria Setorial da Saúde recebeu, no primeiro quadrimestre deste ano 1.844 demandas em sua sede na Secretaria Municipal de Saúde e nas 16 unidades descentralizadas. Foram concedidas 1.651 respostas, o que corresponde a um índice de 90% sobre o total recebido.

Com relação ao gênero dos usuários da Ouvidoria, as mulheres representam 1.181 dos usuários (64%) e os homens são 550 (30%). Não foi identificado o gênero (usuários anônimos), 6% das demandas.

“A maioria das demandas são pedidos de informações ou solicitação de algum tipo de serviço, sobretudo há também os elogios que sempre são encaminhados aos serviços. Nesses primeiros quatro meses foram 311 elogios registrados”, informou a ouvidora.

A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1243, Torre.