PAI atende 90% das demandas do Orçamento Democrático

Por - em 57

Noventa por cento das obras que estão sendo realizadas em João Pessoa pelo Plano de Ações Integradas (PAI), lançado em setembro pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), estão em consonância com as demandas encaminhadas pela população através das plenárias do Orçamento Democrático (OD). São pavimentações e drenagens de ruas; construção de novas escolas e centros de saúde, além de outros equipamentos comunitários como praças e campos de futebol por exemplo Serão investidos recursos da ordem de R$ 305 milhões de reais, sendo R$ 112 milhões de recursos próprios do Governo Municipal.

“O Plano de Ações Integradas consolidou o Orçamento Democrático, uma vez que está concretizando demandas antigas da população, ampliando o leque das realizações e investindo nos bairros que integram as 18 regiões da cidade”, afirmou a coordenadora do Orçamento, Ana Paula Almeida.

Um exemplo de mudanças e participação da comunidade ocorre no bairro de Miramar. Morador no local há 16 anos, José Gustavo Alves e os demais moradores sofriam quando o inverno chegava, e as águas da chuva, que não tinham para onde escorrer, inundavam as suas casas. Já Ademar Honório Ribeiro, de 75 anos, mora no Miramar desde que o bairro foi fundado, há cinqüenta anos, e durante todo este tempo enfrentava este problema, sem nunca ser ouvido pelo poder público municipal.

Assim que o Orçamento Democrático teve início em João Pessoa, em 2005, eles começaram a participar das reuniões que aconteciam na Igreja Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro onde moram, e tiveram a oportunidade de debater com o Governo Municipal sobre as principais necessidades do bairro.

“O que mais necessitávamos era que fosse feito a drenagem destas ruas que ficavam alagadas quando chovia e nós passávamos noites acordados, esperando a água baixar . para podermos dormir tranquilamente. Era um sufoco”, conta José Gustavo.

Diálogo – É desta forma, dialogando diretamente com os moradores do Miramar em relação a problemas de infraestrutura, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) deu início a obras de drenagem pluvial, que vai solucionar o problema enfrentado por José Gustavo, seu Ademar e demais moradores das ruas José Liberato, doutor Hermance Paiva, João de Pessoa e Carlos de Barros.

“O mais importante desta gestão é que o prefeito vem até a população conversar conosco, ele escuta o que realmente precisamos; e agora depois destas conversas estamos vendo nosso problema resolvido de verdade”, diz Ademar Honório.

Luciana Lira de Oliveira mora na comunidade Jardim Colibris, no bairro José Américo, e conta que as conquistas que foram alcançadas pela mobilização popular para sua comunidade.

“Cinco ruas de nosso bairro serão calçadas e teremos a reforma do posto do Programa de Saúde da Família, que era esperado há muito tempo”, diz ela, complementando, “muita gente não acreditava nisto, mas agora estamos vendo acontecer e não vamos desistir, continuaremos lutando por mais melhorias para nossa comunidade”, enfatizou.