Paixão de Cristo será encenada em 16 bairros de João Pessoa neste mês

Por - em 114

Nada menos que 16 bairros da Capital servirão de palco para apresentações de espetáculos da Paixão de Cristo 2008, dentro do projeto ‘Roteiro das Paixões’ em sua quarta edição, que é patrocinado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e executado por sua Fundação Cultural (Funjope).

No bairro de Mangabeira, as exibições acontecem simultaneamente na igreja de Nossa Senhora das Dores, localizada na comunidade Cidade Verde, nesta sexta-feira (14), no sábado (15) e domingo (16), sempre a partir das 20h, e em Mangabeira VII o local é o pátio da Igreja Matriz, próximo ao ponto final dos ônibus. No primeiro local, haverá a participação da ‘Cia. de Teatro Soluar’, que já realiza este trabalho no bairro há mais de uma década. Já a segunda apresentação fica por conta do grupo ‘Juventude’ da Paróquia São Francisco de Assis, formado há cinco anos por jovens, crianças e adultos.

O ‘Grupo de Jovens Divino Espírito Santo’, responsável pela encenação no bairro do Esplanada, fará a sua apresentação neste sábado (15), às 19h30, na Rua Luzia Otávia de Oliveira, em frente à Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus. O grupo é formado por 100 jovens integrantes de grupos da paróquia, que participaram da elaboração dos textos, ensaios e interpretação do espetáculo.

A ‘Cia. de Teatro Art’Spaço’, da Paróquia São Miguel, no Varadouro, realiza sete apresentações, de 15 a 21 deste mês, sempre a partir das 19h30, na Praça Dois de Novembro, em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença. O grupo, formado por estudantes, trabalhadores e donas de casa da comunidade, já realiza esse espetáculo há 15 anos, contando sempre com um grande número de espectadores.

O ‘Grupo Arte Povo’ de Mandacaru, fundado em 1979, fará oito apresentações, contemplando sete comunidades no período de 16 a 23 próximo, percorrendo a cidade do Conde, Comunidade Vieira Diniz, Praia da Penha, Bessa, Lucena e Valentina Figueiredo, além de encenações no próprio bairro nos dias 21 e 23 deste mês, a partir das 17h. Nas demais comunidades, o grupo vai se exibir sempre a partir das 20h.

No bairro Ernesto Geisel, a milenar história cristã será narrada pelo ‘Cenárium Grupo de Artes’, nesta sexta-feira (14), no sábado (15) e domingo (16), sempre a partir das 20h, na Praça Orlando Geisel. O grupo responsável pela montagem do espetáculo foi criado em 2006 por jovens do bairro, com o objetivo de descobrir novos talentos para a arte.

No Grotão acontecem duas encenações nos dias 21 e 23, a partir das 19h30, na avenida principal do bairro, em frente à Escola Tarcilla Barbosa, numa produção do grupo ‘Comunidade Católica Nossa Senhora da Assunção’, formado por 170 moradores da localidade e bairros vizinhos, que já realiza esse trabalho há uma década.

No Róger, o ‘Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia’ (Gruteasrca) realiza apresentações nos dias 20 e 21, a partir das 19h, no ‘Campo do Onze’, próximo as Ginásio Guarany. O Gruteasrca já existe há 15 anos, formado por moradores do bairro, e realiza o espetáculo desde 1992.

O grupo de teatro ‘Dominus’, que reúne moradores do Bairro dos Novais e Jardim Veneza, fará seis apresentações de 18 a 23 deste mês, nesta ordem: Colégio Paulo Freire, no Conjunto Nova Trindade; Comunidade João XXIII; Quadra da Comunidade Vieira Diniz; Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, da comunidade Jardim Planalto; Centro Popular de Cultura (CPC), e Comunidade São Francisco, no Jardim Veneza. Todos os espetáculos têm início a partir das 20h, com exceção do CPC, onde a apresentação acontece às 21h.

No bairro São José, o grupo realizador é o ‘Movimento de Ajuda Mútua’ (MAM), que fará a sua apresentação na sexta-feira (21), a partir das 19h, em frente à igreja católica do bairro. Este espetáculo já é realizado há 15 anos por moradores da comunidade.

Já no Bairro dos Ipês II, a encenação da saga de Jesus Cristo fica por conta do grupo de teatro ‘Treme Terra’, com apresentação única na sexta-feira (21), às 19h30, na Capela Nossa Senhora da Glória. O grupo, criado em 2003, já montou diversos espetáculos teatrais.

A Comunidade Santa Bárbara, localizada no bairro do Valentina Figueiredo, recebe o espetáculo montado pelo grupo de teatro ‘Sagrada Família’, nos dias 20 e 21 de março, a partir das 19h, na Rua Josefa Maria do Nascimento. O grupo é formado por crianças e jovens da comunidade.