Palestra explica as vantagens da coleta seletiva para a preservação ambiental

Por - em 56

Os alunos da escola municipal Analice Caldas, em Jaguaribe, participaram de uma atividade diferente na manhã desta segunda-feira (12). Os educadores ambientais da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) levaram para 30 jovens da instituição de ensino informações sobre preservação do meio ambiente, coleta seletiva, limpeza da cidade, entre outros temas.

Durante a palestra, os garotos viram, através de ilustrações, dados e gráficos, como é difícil manter a cidade limpa e como a Emlur trabalha para que João Pessoa esteja sempre bem cuidada. Eles também receberam informações sobre os três ‘Rs’, que consistem em reduzir o consumo, promover a reciclagem e reutilizar materiais.

Os técnicos apresentaram para os estudantes, durante a palestra, o projeto ‘Santo de casa faz milagre’, que deverá implantar a coleta seletiva dentro da instituição de ensino. Os educadores explicaram como deve ser feita a separação do lixo úmido do reciclável, que é composto por plástico, vidro, metal e papel. Os alunos ainda ficaram sabendo que a coleta seletiva, além de preservar o meio ambiente, garante renda para a família de agentes ambientais (catadores), que vivem da venda desse tipo de material.

A vice-diretora da escola, Maria de Fátima Oliveira, destacou a importância de realizar uma palestra sobre preservação da natureza com os garotos, argumentando que, atualmente, todo cuidado com o meio ambiente é pouco. Ela informou ainda que a reciclagem será mais trabalhada e exercitada dentro da escola.

O aluno da 5ª série, Itamar Roberto da Silva, de 14 anos, elogiou a iniciativa da Emlur de realizar palestras em escolas. Ele revelou que aprendeu a fazer a separação do lixo e ficou sabendo mais sobre preservação do meio ambiente. “Não conhecia este tipo de trabalho e fiquei muito motivado para dividir com os meus amigos o que aprendi”, destacou.

A estudante Graziela Aparecida, 12 anos, que cursa a 5ª série, contou que o assunto abordado na palestra é muito interessante e de extrema importância para manter a cidade limpa e bonita. “Eu fico feliz em aprender mais”, revelou, acrescentando que aprendeu que a reciclagem serve para a melhoria da qualidade de vida.