Palestra orienta funcionários da Emlur sobre a gripe ‘A’ ( H1N1)

Por - em 29

Os servidores da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) participaram na manhã desta sexta-feira (14) de uma palestra sobre a gripe ‘A’ (H1N1). A diretora de Vigilância à Saúde do Município, Júlia Vaz, tirou dúvidas e esclareceu os servidores sobre a prevenção e os procedimentos diante das suspeitas da doença. Ela tranqüilizou os funcionários da Emlur, afirmando que não há motivo para pânico.

Segundo Júlia Vaz, o mais importante é que a população adote medidas de prevenção, pois essa é a forma mais eficaz de evitar a doença. “Se cada um fizer sua parte, contribuirá para que o problema não se alastre”, comentou. De acordo com ela, as pessoas devem tomar precauções como lavar as mãos freqüentemente com água e sabão; evitar coçar olhos, boca e nariz; não compartilhar objetos pessoais como toalhas, talheres, escovas e lenços; alimentar-se bem, tomar muita água e sucos de frutas que contenham vitamina C e antes de tossir ou espirrar, cobrir a boca com as mãos.

A diretora Júlia Vaz mostrou slides e filme sobre a gripe ‘A’ e no final da palestra os participaram fizeram perguntas para tirar dúvidas. Ela lembrou que no passado outras pandemias assustaram a humanidade como a gripe espanhola e a gripe asiática.

Questionamentos com relação à vacina, exames e os sintomas da doença foram respondidos. Com relação à vacina, a especialista disse que está em processo de produção e que até o final do ano será lançada. Os profissionais da saúde serão os primeiros a serem imunizados com a vacina da influenza ‘A’. Júlia Vaz alertou ainda sobre o uso das máscaras como prevenção. Ela disse que o uso desse material só é indicado para as pessoas que estiverem com a doença.

Medidas preventivas
– A coordenadora da Divisão de Bem Estar Social (Dibes), Aparecida Pontes, informou que medidas para a prevenção da gripe ‘A’ estão sendo tomadas pela superintendência da Autarquia, entre elas, a colocação de álcool gel no setor de atendimento para ser usado pelos visitantes ao entrarem na empresa, deixar as janelas e portas abertas para a circulação de ar, além das palestras educativas.

Cartazes informativos sobre a gripe ‘A’ estão sendo confeccionados pela Assessoria de Comunicação (Ascom) para serem enviados às administrações espalhadas pela cidade, que são pontos de apoio dos agentes de limpeza. Os monitores de turma das administrações participaram da palestra e serão multiplicadores de informação para os agentes de limpeza. Outra medida que vem sendo tomada é a liberação de funcionários que estejam com sintomas de gripe.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que quanto mais informada as pessoas estiverem, melhor. “Esse tipo de ação educativa é sempre esclarecedor. Temos de nos prevenir sempre e não entrar em pânico”, disse. Também esteve no evento o diretor de Operações, Orlando Soares.

Cuidados – Os servidores aprovaram a iniciativa da Emlur em informá-los quanto à prevenção da nova gripe. Para Amadeu Palmeira, 40 anos, 23 de serviços prestados à Emlur, a palestra serviu para orientar as pessoas de como se prevenir contra essa nova gripe e o que fazer quando alguém apresentar os sintomas da doença. “Temos que tomar cuidado não só na empresa, mas também por onde andamos e, principalmente, com a nossa família”, disse Palmeira.

A Agente de Limpeza Joana Ramalho, na Emlur há 17 anos, considerou importante a palestra para tirar as dúvidas que tinha em relação à gripe ‘A’. “Qualquer palestra destinada à saúde é importante. A Emlur está de parabéns, não só por fazer cursos e capacitação valorizando mais o funcionário, mas por essa iniciativa que é de grande importância para todos nós, principalmente para os agentes como eu que trabalha direto com a limpeza das ruas da cidade”, enfatizou.