Palestra reforça importância da coleta seletiva nas escolas

Por - em 49

Reciclagem, reaproveitamento de materiais e redução do consumo. Esses princípios de preservação do meio ambiente que fazem parte dos Três ‘Rs’ foram os temas principais de uma palestra que a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou nesta quarta-feira (26) com cerca de 100 alunos do Colégio e Curso Decisão, em Mangabeira.

Crianças dos cinco aos oito anos também receberam informações sobre o projeto ‘Acordo Verde’, que está implantando uma nova fase da coleta seletiva na cidade. A sensibilização ainda contou com a participação do grupo de teatro da Emlur, que usou a arte de representar para mostrar aos estudantes a importância de fazer a separação do lixo. O objetivo da série de palestras que a Emlur está realizando é chamar atenção para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de implantar a coleta seletiva dentro das instituições de ensino.

A coordenadora pedagógica do colégio, Tatiane Palmeira, informou que na instituição de ensino sempre são realizadas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. A educadora também lembrou que, depois da visita da Emlur, a escola decidiu fazer a implantação da coleta seletiva em seu prédio. “Não vamos envolver só os alunos mais toda a direção com campanhas educativas, limpezas diárias e recolhimento e separação do lixo nas salas de aula e na estrutura da escola”, destacou. No Decisão estudam cerca de 1 mil alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.

A parceria com a Emlur, conforme argumentou a educadora, é importante uma vez que possibilita uma troca de experiências. “Teremos a oportunidade de aprender na teoria e colocar em prática a separação do lixo seco do molhado. Com certeza iremos providenciar coletores nas cores da coleta, aprender a fazer arte de material reciclado e envolver, além dos alunos, os pais e toda a comunidade. Eu sempre falo que é começando na escola que podemos atingir toda a sociedade”, comentou.

A aluna da 3ª serie manhã, Marina Amanda, disse que adora participar de atividades educativas e festas. “Minha mãe separa toda semana o lixo para um rapaz com sacolas verdes (os agentes ambientais do ‘Acordo Verde), relatou o estudante, lembrando que sempre pede às pessoas que conhece para não jogar lixo no chão.

Estudante da 4ª série, Arthur Leite contou que acha muito importante preservar a natureza. “Temos que cuidar melhor do lixo”, disse. Ele revelou que adorou a apresentação do Teatro da Emlur. “Nós aprendemos de forma bem divertida a separar o lixo e ficamos sabendo que isso é importante para a nossa saúde e para preservar o meio ambiente”, declarou.