Palestra sobre erosão encerra Semana do Meio Ambiente

Por - em 56

Nove escolas da rede pública de ensino estiveram presentes no último dia da Semana do Meio Ambiente que aconteceu na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes. O evento, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Município de João Pessoa (Seman), teve início pela manhã com uma palestra sobre Coleta Seletiva de Lixo, com as palestrantes Ana Lúcia Nascimento e Eliana Rodrigues da Emlur, no auditório.

À tarde, os alunos da rede municipal de ensino assistiram palestra com o professor e técnico da Seman, Euzivan Lemos, que falou sobre o processo de assoreamento da Falésia do Cabo Branco. De acordo com Euzivan Lemos, a sociedade tem uma falsa idéia de que a Estação Cabo Branco de alguma forma tem parte neste processo de degradação da barreira. “Ao contrário do que se pensa, a Estação cumpre um espaço estratégico, pois dará lugar a informação e conscientização da sociedade sobre o meio ambiente”, disse Lemos.

Na ocasião, o professor Euzivan Lemos apresentou algumas soluções para o processo de erosão da barreira do Cabo Branco, como a criação e inclusão de cones de concreto para conter o avanço das águas no local, bem como a reeducação da população sobre a importância da natureza para suas vidas.

A estudante Gabriella dos Santos, 13 anos, da Escola João Gadelha disse que leva para casa não só uma lição sobre o meio ambiente, mas também de conscientização. “Muito interessante”, disse Arthur Luis, estudante do 7º ano da Escola João Gadelha.

Estiveram presentes os alunos das Escolas Municipais Ana Cristina, Anita Trigueiro, Antônio Santos Coelho, Índio Piragibe, Aruanda, José de Barros, João Gadelha, da Escola Estadual Coração Divino e da escola particular Corujinha. O encerramento se deu às 17h, onde os estudantes assistiram apresentação do grupo de teatro Clorofila e do grupo musical Baticumlata.