Palestras abrem programação do Dia de Combate à Hipertensão

Por - em 40

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, dia 26 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar diversas ações ao longo da semana. Na segunda-feira (26) haverá duas palestras sobre o assunto no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso; na terça-feira (27), uma caminhada na Praça da Independência e no dia 29 uma ação de conscientização no Ponto de Cem Réis. Atualmente 53 mil pessoas com hipertensão arterial são tratadas através dos serviços da SMS.

Este ano, o slogam usado pela SMS é “Eu sou 12 por 8”, que faz menção à pressão ideal de um adulto. “Este é o mesmo slogam do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que quer alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada, pois a pressão alta atinge atualmente 30% dos brasileiros e mais de 50% das pessoas na terceira idade”, disse Gitana Chaves, coordenadora da seção de Hipertensão e Diabetes.

Gitana alertou ainda que quando a pressão arterial não está controlada, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Com a realização, na segunda-feira, das duas palestras sobre o tema no Caisi e da caminhada na Praça da Independência com um grupo de idosos que já participam de atividades ligadas à Educação Física, a Secretaria da Saúde quer alertar a população da necessidade de manter a pressão arterial controlada. No dia 29, no Ponto de Cem Réis, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, serão realizadas ações como verificação de pressão, orientação nutricional e distribuição de material informativo.

O que é Hipertensão Arterial – É uma doença crônica não transmissível, altamente prevalente, de alto custo social e grande impacto na morbimortalidade da população. As pessoas que têm hipertensão arterial devem se cadastrar em uma Unidade de Saúde da Família para serem tratadas e acompanhadas por uma equipe multiprofissional. Essa equipe fará consulta médica, consulta em enfermagem, aferição de pressão, medição de glicemia capilar, medicamentos para controle da doença, encaminhamento para consultas e exames especializados, caso seja necessário.

Os programas João Pessoa Vida Saudável (atividade física), Controle do Tabagismo e o Programa Saúde na Escola (PSE) também contribuem para o tratamento e prevenção desses agravos.

10 Mandamentos contra a pressão alta
1.Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2.Pratique atividades físicas todos os dias.
3.Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4.Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5.Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6.Abandone o cigarro.
7.Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8.Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9.Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10.Ame e seja amado.