Palestras, batidas de foco e inspeções marcam Dia de Combate à Dengue

Por - em 32

O combate à dengue na Capital paraibana ganhará um reforço com uma série de atividades e ações integradas que serão realizadas pela Prefeitura de João Pessoa para lembrar o Dia Nacional de Mobilização e Combate à doença, lembrado no próximo sábado (24). A partir desta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início à programação que inclui tratamento em mercados públicos, batidas do foco em galerias pluviais e residências e ampliação das mobilizações nos bairros para evitar criadouros do mosquito da dengue.

Nesta quinta-feira (22), das 9h às 11h da manhã e das 14h às 17h, os agentes de vigilância ambiental farão a aplicação de inseticida adulticida através de UBV Costal motorizado nos mercados da Torre e Bairro dos Estados. Ainda no mesmo dia, as secretarias de Saúde do Estado e Município promovem palestra e campanha de sensibilização sobre prevenção da dengue junto aos comerciantes e clientes da Empasa, no Cristo.

Na sexta (23), nos mesmos horários, as equipes estarão no Mercado Central e no sábado no Mercado Público de Mangabeira. Ainda na quinta-feira. Na programação do sábado será realizada uma campanha de sensibilização com distribuição de material informativo e batidas de foco no Parque Solon de Lucena (Lagoa), panfletagem na Praça da Paz e ainda batidas de foco em galerias pluviais, domicílios e áreas de risco no bairro dos Bancários.

Também haverá mobilização nos bairros com maiores Índices de Infestação Predial (IIP), Mangabeira, Valentina, Castelo Branco, Cruz das Armas, Oitizeiro; tratamento focal e com Termonebulizadores (fumaçê) dentro das galerias pluviais de Mangabeira, Torre, Expedicionários e Tambauzinho.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, o Ministério da Saúde está orientando todos os municípios a continuarem em alerta para impedir uma epidemia da dengue. Ela lembrou que durante toda a semana o município estará envolvido com o combate ao mosquito da dengue, ampliando as ações para os mercados públicos, galerias e sucatas para que a incidência da doença continue caindo como vem ocorrendo em João Pessoa, desde o mês de julho.

Júlia Vaz explicou que neste período de verão é necessário que os órgãos de saúde e a população não baixem a guarda e continuem atuando na prevenção e no combate à dengue. “A dengue é um problema de todos e, portanto, é necessário tomar alguns cuidados como manter fechados tonéis e caixas d´agua, colocar dentro de sacos plásticos recipientes que podem armazenar água e não deixar água da chuva acumulada nas lajes ou calhas”, lembrou.