Palestras discutem a questão de gênero em Centros de Cidadania

Por - em 27

Teve início na tarde desta quinta (5), no Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Costa e Silva, a primeira de uma série de palestras relacionadas à questão de gênero que os 11 CRC’s da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), realizam até o fim do mês março. A programação faz parte das comemorações do ‘Mês da Mulher’.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop) da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que um dos objetivos dos CRC’s é pautar discussões “que ressaltem a importância da afirmação da mulher como portadora de direitos, face às várias formas de violação sofridas, principalmente pelas mulheres negras, lésbicas e indígenas”.

Ela acrescenta que é preciso discutir esse tema com a presença de homens e mulheres, pois só assim “avançaremos na diversidade de relações que estabelecemos em nossas vidas. Portanto, pode participar qualquer pessoa independente de credo, cor, idade ou orientação sexual. A inscrição é antecipada, em qualquer um dos Centros, ou na hora”, destacou a diretora.

Temas – A expectativa é que 640 pessoas de vários bairros da Capital participem das palestras que discutirão temas como ‘Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha’, ‘Saúde da Mulher’, ‘Geração de Emprego e Renda’, entre outros. As palestras acontecerão sempre no período da tarde.

A programação também inclui caminhadas e uma oficina de embelezamento no CRC Jardim Veneza. O evento tem o acompanhamento do Setor da Diversidade Humana da Sedes e parceria da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Procon João Pessoa. Mais informações pelo 3218-9245.

Os CRC’s – Os Centros de Referência de Cidadania (CRC’s) são unidades de atendimento da Prefeitura de João Pessoa envolvidas em ações que possibilitam e estimulam a participação popular, fortalecem a organização comunitária e propiciam a inclusão de temas importantes sobre diversas dimensões da vida. Trabalham com quatro eixos: Mobilização e Participação Popular,Cultura, Serviços de Atendimento e Formação Cidadã.

Os CRC’s são também espaços dentro das comunidades que realizam atividades dos programas sociais em execução e a mobilização comunitária para o exercício da cidadania ativa.

A programação

Dia 05.03 – CRC Costa e Silva
14h – Palestra: Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha.

Dia 09.03 – CRC Bairro dos Ipês
14h – Roda de Diálogo: Saúde da Mulher.

Dia 09.03 – CRC Bancários
14h – Roda de Diálogo: Geração de Emprego e Renda.

Dia 12.03 – CRC Funcionários II
10h – Palestra: Saúde da Mulher.

Dia 12.03 – CRC Roger
14h – Roda de Diálogo: Mulher Negra e Mercado de Trabalho.

Dia 12.03 – CRC Valentina
14h – Roda de Diálogo: Lei Maria da Penha e Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres.

Dia 12.03 – CRC Costa e Silva
15h – Palestra: DSTs e AIDS (Feminização da AIDS).

Dia 12.03 – CRC Mandacaru
15h – Palestra: Violência Contra a Mulher.

Dia 18.03 – CRC Cruz das Armas
14h – Palestra: Violência Doméstica.

Dia 20.03 – CRC Funcionários II
14h30 – Palestra: Violência Contra a Mulher.

Dia 24.03 – CRC Cristo
14h – Palestra: Violência Sexista.

Dia 25.03 – CRC Bancários
14h30 – Palestra: Saúde da Mulher.

Dia 26.03 – CRC Jardim Veneza
14h – Palestra: Direitos da Mulher.

Dia 26.03 – CRC Mangabeira
14h30 – Roda de Diálogo: Lei Maria da Penha e Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres.

Dia 30.03 – CRC Bancários
14h30 – Palestra: Lei Maria da Penha.

Dia 31.03 – CRC Roger
14h – Roda de Diálogo: Diversidade Sexual Feminina.