Panfletos orientam motoristas sobre regras de uso da Zona Azul

Por - em 19

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa em parceira com a Empresa Millenium, que opera o Estacionamento Rotativo Zona Azul na cidade, inicia nesta quarta-feira (4), a partir das 8h, a distribuição de panfletos educativos com a finalidade de orientar a população sobre as regras que devem seguidas pelos motoristas nas áreas da Zona Azul. O superintendente do órgão, Deusdete Queiroga, reforça o apelo da iniciativa e diz que a distribuição desses panfletos “tem o objetivo de esclarecer normas a serem seguidas pelos condutores, para evitar transtornos e irregularidades”.

A direção da empresa entrou em contato com a STTrans e solicitou autorização para distribuir, novamente, o material educativo junto aos condutores. Segundo os dirigentes da Millenium, há um registro freqüente de irregularidades cometidas por usuários que geram transtornos junto aos operadores. Daí a decisão de distribuir os panfletos educativos para esclarecer melhor os condutores. Os próprios operadores da Zona Azul vão distribuir panfletos com as instruções sobre a utilização do sistema rotativo.

No panfleto, o usuário será informando que deve pagar a cartela no valor de R$ 1,00 ao operador da área no momento em que estacionar o veículo. Segundo a direção da Millenium, muitos condutores querem pagar a cartela só na volta e isso não é permitido pelo sistema Zona Azul. Quando o condutor não paga a cartela na hora do estacionamento, provoca constrangimento para o operador, pois este não está autorizado a entregar a cartela sem o pagamento. O veículo sem cartela ou com a mesma fora do prazo de validade gera multa no valor de R$ 53,21 e três pontos na carteira de habilitação do motorista.

Democratizar espaços – A falta de estacionamentos para atender à demanda de veículos nos centros urbanos é preocupação diária daqueles que gerenciam o transporte e o trânsito no Governo Municipal. Por isso, a Zona Azul foi implantada para democratizar o espaço público, delimitando o tempo de permanência do motorista por vaga. “O estacionamento rotativo é uma alternativa encontrada nas grandes cidades para dar oportunidade a todos os motoristas”, explica Deusdete Queiroga. Atualmente, o estacionamento rotativo funciona com aproximadamente 1.200 vagas em 23 ruas e duas praças do Centro da Capital, com cerca de 120 operadores.

João Pessoa é a única Capital do Nordeste que oferece aos motoristas o uso de estacionamento rotativo gratuito por um período de dez minutos, desde que o veículo fique com o pisca-alerta ligado. Após os dez minutos, o condutor deverá retirar o veículo ou adquirir a cartela. Os horários de utilização da Zona Azul compreendem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e, aos sábados, das 8h às 12h.