Paraíba conquista 26 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô

Por - em 50

A Paraíba tinha como meta reconquistar a hegemonia do judô nordestino na etapa Regional II do Campeonato Brasileiro, realizado sábado (14) e domingo (15), no ginásio do Unipê, em João Pessoa, mas acabou ficando com o segundo lugar na classificação geral, enquanto que Pernambuco conquistou a primeira colocação e o seu tão sonhado tricampeonato. Foram 28 medalhas de ouro de Pernambuco contra 26 da Paraíba.

O Campeonato Brasileiro de Judô (Regional II) foi realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com a Federação Paraibana de Judô. O evento contou com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e reuniu um bom público nos dois dias de competição no ginásio do Unipê, com 500 atletas em ação.

De acordo com o diretor técnico da Federação Paraibana de Judô, Alcidemar Júnior, a Paraíba foi muito bem na competição, em que pese não ter conquistado o primeiro lugar. “Faltou sorte na realidade. Nosso grupo tinha tudo para superar Pernambuco, mas alguns imprevistos acabaram evitando essa tão esperada conquista”.

Para Alcidemar Júnior, a Paraíba teve como principais destaques: Delan Monte (categoria sub-20 – 100kg), Beatriz Villar (categoria sub-13 – 38kg), Matheus Villar (categoria sub-15 – 64kg), Erick Hyden (categoria sênior – 81kg), Amanda Cavalcanti (categoria sênior – 70kg), Luma Pinheiro (categoria sênior e sub-20 – 57kg), Caroline Yoshioka (categoria sênior – 78kg), Ivan Sabino (categoria sênior – 60kg), Isaque Conserva (categoria sênior –100kg) e Renata Sponton (categoria sênior +78kg).

O secretário de esportes de João Pessoa, Thiago Pacheco, destacou o nível do Brasileiro e lamentou a falta de sorte da equipe paraibana na reta final do torneio. “Foi uma competição de alto nível e só valorizou a boa fase do judô paraibano. Infelizmente o fator sorte atrapalhou a nossa equipe na reta final, mas todos os judocas, assim como o presidente da Federação de Judô, Adjailson Fernandes, estão de parabéns pelo belo evento”, disse.