Parceria beneficia pacientes com problemas ortopédicos

Por - em 60

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), sediado no Rio de Janeiro, está possibilitando a realização de 25 cirurgias de média e alta complexidade. A ação, que começou na segunda-feira (8), será realizada até a próxima sexta-feira (12) no Complexo Hospitalar Governador Tarcisio Burity, no bairro de Mangabeira.

Cerca de 25 cirurgias de joelho estão sendo realizadas, beneficiando os pacientes com a colocação de próteses (artroplastias) e reconstruções ligamentares. Essa parceria faz parte do ‘Projeto Suporte’, que tem como objetivo fortalecer o atendimento de traumatologia e ortopedia no País.

De acordo com o coordenador do projeto, o médico José Luiz Ramalho, o Into conta para realizar este trabalho em João Pessoa com 16 profissionais entre anestesistas, ortopedistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Instituto fornece ainda todo material necessário para a realização dos procedimentos cirúrgicos.

Projeto Suporte – Instituído pela portaria 401/GM, de março de 2005, o projeto tem entre seus principais objetivos realizar ações assistenciais ambulatoriais e cirúrgicas, preferencialmente em alta complexidade. A parceria prevê ainda capacitar e aperfeiçoar profissionais dos quadros das secretarias de saúde, por meio do apoio técnico e financeiro, concedidos através do aprendizado prático de procedimentos cirúrgicos e jornada científica.