Parceria entre PMJP e Estado leva esgoto para bairros de JP

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) firmou mais uma parceria com o Governo do Estado, beneficiando diretamente 120 mil pessoas de dez bairros da Capital, que agora passarão a ter tratamento do esgoto. A assinatura do Termo de Recebimento de conclusão da obra, que oficializou essa união de forças e dá a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) o direito de operacionalizar o sistema, aconteceu no início da noite desta segunda-feira (18), na Praça das Mangueiras, no Alto do Mateus, um dos bairros beneficiados com a ação. Assinaram o documento o prefeito Luciano Agra e o governador Ricardo Coutinho.

A obra de esgotamento sanitário, inclusive com a construção de estações elevatórias, vai beneficiar os bairros do Alto do Mateus, Jardim Planalto, Ilha do Bispo, Novais, Indústrias, Ernani Sátiro, Costa e Silva, Jardim Veneza, Três Lagoas e Vieira Diniz. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), a obra foi iniciada antes de 2005, porém só concluída ano passado pela atual gestão. Para finalizar os serviços complementares foram investidos R$ 457 mil em recursos próprios. Com a melhoria, serão realizadas 35 mil ligações residenciais, o que representa 35 mil famílias contempladas com o serviço.

Na solenidade, Luciano Agra destacou a importância de unir esforços entre os poderes para levar à população mais qualidade de vida. No caso especifico do saneamento básico, a obra também é uma questão de saúde pública, já que nesses bairros o esgoto corre a céu aberto ocasionando muitas doenças. “Esse trabalho de forma integrada se traduz em mais benefício para a população. A partir dessa parceria da rede de esgoto, podemos agora, nesses dez bairros da Capital, realizar serviços complementares a exemplo de pavimentação e drenagem”, destacou o prefeito.

A parceria com a Cagepa é uma das muitas outras, em diversas áreas, que já foram e serão realizadas entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Precisávamos colocar em execução algo tão importante para a população. Ano passado, a Cagepa se negou a receber o sistema pronto, mas agora vamos dar continuidade a esse trabalho. Vamos consertar os trechos que estão entupidos, fazer as ligações residenciais e começar a operacionalizar o sistema, que só vai trazer benefícios para os moradores, que vão deixar pra trás de uma vez o problema do esgoto correndo a céu aberto”, afirmou o governador Ricardo Coutinho.

O governador disse que nos próximos dias vai assinar, juntamente com a PMJP, outro convênio na área de Sistema de Esgoto. Serão investidos na obra mais de R$ 64 milhões, o que representa mais de 80% de cobertura do serviço na Capital. “Estamos trabalhando para trazer o que é de direito para a população. E não vai ficar só nisso, também vamos firmar parcerias para melhorar o sistema de transporte tendo o Governo Federal também como parceiro”, garantiu Ricardo.

Antes da obra ser finalizada pela Prefeitura, e agora o serviço passar a ser gerenciado pela Cagepa, as águas de esgoto desses bairros desembocavam nos rios Jaguaribe e Sanhauá. “Além de uma obra estruturante, o sistema de esgoto é acima de tudo uma obra de saúde e meio ambiente”, definiu Deusdeth Queiroga, diretor presidente da Cagepa.