Parceria entre Saúde e Associação recolhe pneus e combate a dengue

Por - em 17

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Associação Comunitária de Educação Popular (ACEP) está fazendo com que os pneus, recipientes mais propícios à proliferação do mosquito da dengue, sejam fonte de renda e melhorem a vida das pessoas. O trabalho vem dando tão certo que será apresentado entre os dias 13 e 15 de abril no ‘2° Fórum Rede de Tecnologia Social’, em Brasília (DF).

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Djanira Lucena, em 2007 a parceria deu certo. “A coleta de pneus faz parte do Programa Nacional de Controle da Dengue, pois ele é o recipiente mais propício para a proliferação do mosquito. Nós coletamos, mas não podemos vender; então, repassamos para a ACEP que vende a uma empresa”, esclareceu.

O presidente da ACEP, Mauricio Vicente de Moraes Filho, disse que depois da parceria com a SMS a vida dos catadores mudou para melhor. “Nós conseguimos ter um lucro de aproximadamente R$ 500 por mês e esse dinheiro serve para subsidiar as atividades do grupo para encontro e articulação e capacitação do nosso trabalho e também ajuda financeira para as pessoas que passam necessidade”, disse.

Ele revelou que além do lucro com a venda dos pneus, tem ainda a questão ambiental. “Esses pneus, quando ficam soltos na rua são uma questão de saúde pública e, além de estarmos ajudando no combate à dengue, estamos melhorando nossas vidas. A associação e os agentes de vigilância ambiental localizam os pneus e depois um caminhão da Secretaria Municipal de Saúde recolhe e leva para a empresa, a quem nossa entidade os vende”, comentou Mauricio.

O dirigente da entidade representará a ACEP em um evento nacional que acontece entre os dias 13 e 17 de abril, em Brasília. “O evento é o 2º Fórum Rede de Tecnologia Social e vamos apresentar o trabalho, que está dando muito certo aqui em João Pessoa”, comentou.