Parceria entre TV Cidade e o BNB vai exibir programas

Por - em 18

A TV Cidade João Pessoa (Canal 8 da Big TV), órgão vinculado às secretarias de Comunicação Social (Secom) e de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal (PMJP), firmou esta semana parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para exibição de programas, documentários e depoimentos de personalidades de destaque no contexto artístico-cultural nordestino e brasileiro.

Os DVDs foram produzidos pelo ambiente de Gestão da Cultura da instituição e destinados à exibição por emissoras educativas e culturais. Os novos programas estréiam na programação ainda este mês integrando um conjunto de ações para expansão das transmissões da emissora a cabo do município.

Os DVDs reúnem nomes a exemplo de Ariano Suassuna, Tom Zé, Alceu Valença, entre outros criadores das áreas da literatura, cinema, teatro e música, que conquistaram reconhecimento internacional e continuam a produzir uma obra que é referência de qualidade em todo o País.

O coordenador Ricardo Pinto, do Centro de Cultura do BNB em Sousa, localizado no sertão paraibano, fez a entrega de DVDs em reunião com coordenadores da TV Cidade João Pessoa que totalizam 30 horas de conteúdos produzidos pela equipe de audiovisual do banco.

A série de atrações “contempla a realização de palestras com autores nordestinos, além de debates sobre temas ligados à literatura regional”, informa o BNB em texto explicativo especialmente produzido para o conjunto de programas que é disponibilizado ainda para instituições e grupos culturais brasileiros.

Para Ricardo Pinto, a parceria “representa a ampliação do projeto do BNB de democratização dos bens culturais e estabelece o ponto de partida para um trabalho continuado com a Prefeitura através da TV Cidade João Pessoa”.

Durante sua permanência na emissora, onde visitou o estúdio e a central de processamento de imagens, o coordenador do Centro Cultural de Sousa do BNB destacou “a surpresa diante do que está sendo produzido pela equipe da emissora educativa da Prefeitura, programas e interprogramas que revelam a oportunidade e a positividade de uma programação pública destinada à valorização da cultura local”.

Os programas cedidos pelo BNB à TV Cidade João Pessoa, com entrevistas, depoimentos e apresentações, agrupam-se sob três linguagens com séries de títulos específicos: ‘Literato’, exibindo debates com escritores que têm trabalhos relacionados à arte regional; ‘Papo XXI’, em que artistas avaliam as perspectivas para o século atual da produção regional e brasileira, e ‘Nomes do Nordeste’, em que criadores a exemplo do paraibano Ariano Suassuna abordam durante a entrevista aspectos biográficos e da carreira artística.