Parque Arruda Câmara oferece terapias alternativas gratuitas

Por - em 119

Em meio às espécies de árvores seculares a população de João Pessoa pode praticar diversas atividades, em busca de saúde e equilíbrio. São as Práticas Integrativas Complementares, oferecidas de graça no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica.

A iniciativa do projeto é da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Saúde de João Pessoa. O atendimento é feito no Centro de Estudos e Práticas Ambientais, que funciona dentro da Bica.

São oferecidas aulas de biodança, tai chi chuan, terapia comunitária e taporritmia. Qualquer pessoa pode participar desde que se inscreva, gratuitamente, no Centro de Estudos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3218 9841 e 3218 9817.

BIODANÇA – A dança da vida é um sistema de integração e desenvolvimento humano, baseado nos movimentos da dança, com músicas selecionadas. Os participantes, em grupo, vivenciam situações de encontros não verbais, centradas no olhar e no toque físico. A biodança foi criada nos anos 1960 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda e se encontra difundida em diversos países da América Latina, Europa, Canadá, Japão e África do Sul. As aulas de biodança estão acontecem nas quintas-feiras, entre 9h00 e 11h00.

TAI CHI CHUAN – O tai chi chuan é um estilo de arte marcial, reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Tem suas origens na China e é muito praticado nos países ocidentais por pessoas que buscam a meditação como uma forma de promover a saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqüilidade e equilíbrio. As aulas de tai chi chuan são dadas nas quintas-feiras, entre 15h00 e 17h00.

TAPORRITMIA – Concebida por Rosemberg Silva, tapoterapeuta, a taporritmia é uma técnica da Terapia Holística, modulada na prática percussiva e na vibração dos estímulos relaxantes e benéficos para a saúde física, emocional, mental e espiritual. É uma técnica de estímulos que se prolonga a partir do toque e do atrito coordenados e cadenciados. O resultado do trabalho, feito com as mãos, promove equilíbrio físico e mental. As sessões de taporritmia acontecem nas quartas-feiras, das 08h00 às 12h00.