Parque Público no Bessa é prioridade eleita por moradores da 1ª região

Por - em 60

A construção do Parque Linear Paraíba, nas imediações do Aeroclube, no Bessa, foi a principal demanda eleita pela população da 1ª região, que participou na noite de terça-feira (10) da Audiência Regional do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 de João Pessoa. A escolha da construção de um parque público foi feita por 24% dos moradores dos bairros do Bessa, Jardim Oceania, Manaíra, Bairro São José, Brisamar, João Agripino e Jardim Luna.

A plenária ocorreu no ginásio da Escola Municipal Chico Xavier, no Bessa.  Plenária similar será realizada nesta quinta-feira (12) na 6ª região, a partir das 19h, no Ginásio da Escola Municipal João Monteiro da Franca, na Rua Maria José do Amaral, 43, no Conjunto Vieira Diniz, encerrando a primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012.

Além da escolha pelo voto direto da construção do Parque Linear Paraíba, a população que esteve presente à Audiência Regional também aprovou a pavimentação das ruas José Tavares Benevides, no Jardim Oceania; Rua Dr. Airton Cordeiro, no Bessa; Rua Josefa Ferreira da Fonseca, na comunidade São Luiz; Rua Josefa Pereira de Carvalho, no Jardim Oceania; Rua Oceano Índico, no Jardim Oceania; Rua Ticiano Cavalcante, no Bessa;  Rua Maria das Neves Cardoso de Souza, no Bessa; Rua João Cabral de Lucena, no Bessa.

O prefeito Luciano Agra reforçou o Orçamento Democrático como instrumento de participação da população e co-participação na decisão de investimentos públicos. “Este é um instrumento legítimo construído pelos moradores e moradoras desta cidade, que saem de suas casas para discutir como querem que os recursos públicos sejam investidos. Por isso, o Orçamento Democrático é um instrumento norteador para a Prefeitura de João Pessoa sobre as necessidades e anseios de seus moradores”, frisou.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, destacou como avanços nesta primeira etapa do Ciclo do Orçamento 2012 o aprimoramento do Formulário de Demandas e uma participação mais qualificada da população.

“O Orçamento Democrático chega ao oitavo ano com a mesma força dos anos anteriores, mas percebemos que as pessoas estão se articulando nos bairros e comunidades para discutir os principais problemas. Isso tem se refletido de maneira positiva nas audiências com falas mais qualificadas. Tudo isso tem possibilitado um melhor debate sobre a cidade. Encerrando esta etapa, nos concentraremos nos relatórios das audiências e no planejamento que cada secretaria fará a partir dessas demandas para compor as peças orçamentárias de 2013”, frisou.

Plenária na quinta-feira – A Audiência Regional desta quinta envolverá os moradores do Bairro das Indústrias, Conjunto Nossa Senhora das Graças, Conjunto das Indústrias, Loteamento Cajueiro, Conjunto Padre Ibiapina, Chatuba, Mumbaba, Distrito Industrial, Cidade Verde I, II e III, Etapa, Loteamento Verde Vale, Loteamento Cidade Jardim, Jardim Veneza, Três Lagoas, Condomínio da Paz, Nova Trindade, Loteamento Clovis Gondin, Loteamento Jardim Verona, Nova Veneza, Estrela de Prata, Jardim Paraíso, Loteamento Barra de Ouro, Conjunto José Vieira Diniz e João Magliano.

Ciclo – Nesta quinta-feira (12), com a realização da Audiência Regional da 6ª região, a Prefeitura de João Pessoa totaliza 14 plenárias públicas realizadas pela cidade desde o dia 28, quando foi lançado o Ciclo do Orçamento Democrático 2012. Antes dessa etapa foram realizadas reuniões preparatórias nos bairros mobilizando os moradores para que a equipe do Orçamento Democrático apresentasse como funcionam as etapas e como cada um pode participar.

Planejamento do OD – Após a maratona de encontros com a população por meio das Audiências Regionais, o Governo Municipal dará início à elaboração dos relatórios desta primeira etapa e, em seguida, inicia o Planejamento Democrático, que consiste na reunião entre os conselheiros do OD e os secretários. Durante o debate, os secretários apresentarão às representações das 14 regiões o que será feito e o que não terá viabilidade, baseado em critérios orçamentários ou técnicos.

Fale com OD – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218-5629. Nas redes sociais, a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.