Parque Solon de Lucena recebe atividades da Semana da Árvore

Por - em 23

As comemorações da “Semana da Árvore” começam nesta quarta-feira (24), às 10h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa). A programação, elaborada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), será realizada no período de 24 a 27 deste mês e prevê o plantio e distribuição de mudas, lançamento da mascote do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e da instalação da Tenda Verde em diversos bairros da Capital.

Nesta quarta-feira (24), a partir das 8h, ocorre a abertura da programação, no Parque Sólon de Lucena. Na oportunidade será feita uma mostra de ações envolvendo órgãos públicos que desenvolvem trabalhos e atividades relacionadas a árvores urbanas, além do plantio e distribuição de mudas.

Ainda no parque Solon ocorre o lançamento do ‘Ipezinho’, a mascote do Viveiro de Plantas Nativas, situado no Sesc-Gravatá, local onde são produzidas as mudas que se destinam à arborização urbana em João Pessoa. O lançamento da mascote tem por objetivo, a divulgação do Viveiro entre a população e a conscientização da importância de plantar e cuidar das árvores.

Em linguagem poética, porém muito didática, o folheto que apresenta a mascote também será distribuído com a população durante a “Semana da Árvore”.

Tenda verde – O projeto ‘Tenda Verde’ em execução desde o final do ano passado vai estar presente nas comunidades do Bairro dos Estados (dia 25), Grotão (dia 26) e Colinas do Sul (dia 27), sempre das 8h às 17h. Através da Tenda, a população pode obter mudas cadastrando-se no programa de plantio realizado pela Semam; a partir dos dados do interessado em plantar, técnicos da Semam passam a monitorar o crescimento da árvore e orientar o responsável quanto aos tratos culturais necessários ao desenvolvimento da muda.

Levantamento Arbóreo – Um pré-levantamento realizado em 2007 mostrou que os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel e o Bairro dos Estados ostentam o maior número de plantas. O estudo também releva que a Capital possui mais de 15 mil árvores em canteiros, praças e calçadas, sendo que 80% são exóticas e apenas 20% nativas. O Pré-Inventário Arbóreo da Capital, como é denominado o estudo, abrangeu 37 dos 60 bairros existentes no município, 941 ruas (com 30 estudadas por bairro), o Parque Solon de Lucena e mais 15 grandes praças.

Nos bairros da orla o destaque é Tambaú, com 546 árvores e um percentual de 3,54%. No Cabo Branco são 541 espécies (3,51%) e no Bessa foram catalogadas 481 (3,12%). No bairro de Manaíra, se forem consideradas as áreas verdes das praças Alcides Carneiro e Sílvio Porto, o percentual de árvores plantadas atinge 6,07% das mais de 15 mil catalogadas, mas quando a contagem é feita levando-se em conta apenas as 30 ruas, como nas demais localidades estudadas, o índice cai para 3,2%.

Confira a programação:

Dia 24 – quarta-feira – das 8h às 17h

– Abertura da Semana da Árvore, no Parque Sólon de Lucena – Centro

– Mostra de ações envolvendo órgãos públicos que desenvolvem trabalhos e atividades relacionadas a árvores urbanas

– Lançamento da mascote do Viveiro Municipal de Plantas Nativas

– Plantio de árvores e distribuição de mudas

Dia 25/03 – quinta-feira – das 8h às 17h

– Tenda Verde junto a Comunidade do Bairro dos Estados- Parceria Colégio HBE com a Emlur

– Distribuição de plantio de mudas

Dia 26 – sexta-feira – das 8h às 17h

– Tenda Verde na Comunidade do Grotão

– Plantio de mudas na nascente do Rio Cuiá

– Plantio junto a comunidade com distribuição de mudas

Dia 27 – sábado – das 8h às 17h

– Tenda Verde na Comunidade Colinas do Sul II

– Plantio com distribuição de mudas

Informações: Anderson Fontes – 8650 1690