Mulheres com HIV participam deoficina no Cais de Jaguaribe

Por - em 47

Mulheres com HIV participam de
oficina no Cais de Jaguaribe

Mulheres que vivem com o vírus HIV/Aids participaram nesta terça-feira (29) de uma oficina onde o foco principal era elevar a auto estima. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a atividade no Centro de Testagem Aconselhamento Municipal (CTA), localizado no prédio do Centro de Cidadania, Ação e Interação Solidária (Cais), em Jaguaribe. A oficina foi desenvolvida pelo Grupo Cidadãs Posithivas PB com o objetivo melhorar a qualidade da vida das mulheres participantes.

O chefe da seção DST/Aids do CTA, Roberto Maia, destacou a importância do diálogo no intuito de discutir sobre os cuidados que as mulheres vivendo com HIV/Aids devem ter com a saúde, bem como divulgar a garantia da integralidade no atendimento dessas mulheres no SUS. “Elas necessitam cuidar da alimentação, lazer, moradia, empregabilidade e adesão aos antiretrovirais”, afirmou Roberto.

Ao falar sobre o tema, Roberto Maia chama atenção aos vários problemas enfrentados no dia a dia das mulheres que estão vivendo com o vírus HIV/Aids, inclusive a discriminação da família na hora que a doença é diagnosticada. “São violências sofridas diariamente por conta do preconceito de terem o vírus, de serem mulheres e, em sua maioria, mulheres negras”, ressalta.

O CTA realiza periodicamente encontros para troca de experiências e intercâmbio entre pessoas com HIV/Aids. “Sentimos que esses encontros fazem com que cada mulher ou homem, reflita sobre sua história de vida e, coletivamente, eles podem visualizar novos horizontes,”, enfatizou Roberto Maia. Está previsto para os dias 15 e 16 de junho o Encontro Estadual das Cidadãs Positivas.