Passeio ciclístico inicia atividades da Semana do Meio Ambiente 2012

Por - em 209

Mais de 400 ciclistas prestigiaram o II Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente, na manhã deste domingo (3), abrindo as atividades da Semana do Meio Ambiente 2012, promovida pela Semam. Famílias, crianças, atletas, academias e grupos de ciclistas estiveram juntos por um transporte sustentável.

Na concentração do Passeio, o prefeito Luciano Agra falou sobre os benefícios da bicicleta como transporte que contribui para uma cidade mais saudável. “A bicicleta não suja, não polui, não faz barulho. E não é só para a prática de esportes. É um meio de transporte para milhares de trabalhadores. E o ciclista é parceiro do meio ambiente. Contamos com esse cidadão. A Prefeitura está trabalhando para a interligação do sistema de ciclovias, com a implantação de diversas ciclovias pela cidade, como recentemente fez em Nova Mangabeira. Pretendemos ligar o Bessa ao Valentina. Tornar a cidade sustentável é um objetivo do milênio, é o objetivo da humanidade e tenham certeza que estamos trabalhando para dar toda condição para que os ciclistas possam se locomover em segurança”, complementou.

Percurso – Foram percorridos aproximadamente 10 km, saindo da Praça da Independência, seguindo pela Rua Coroliano Soares de Oliveira, Avenido Getúlio Vargas, Lagoa, Avenidas Diogo Velho, Pedro II, Praça João Pessoa, Visconde de Pelotas, Odon Bezerra, Avenida Monsenhor. Walfredo Leal, Praça da Independência, Epitácio Pessoa e Avenida Almirante Tamandaré. A chegada foi em frente ao Hotel Tambaú.

Estrutura – Equipes de diversas secretarias da Prefeitura de João Pessoa participaram do Passeio. Educadores ambientais da Emlur conversaram com as pessoas e distribuíram mais de 500 sacolinhas para o recolhimento do lixo. Samu e Polícia Militar deram suporte. A equipe técnica da Federação Paraibana de Ciclismo também deu apoio ao evento. “É muito importante uma ação como essa porque contribui para mudar a percepção das pessoas em relação à bicicleta”, disse o diretor técnico da Federação João Paulo Leite de Sousa.

O II Passeio Ciclístico do Meio Ambiente contou também com a participação de grupos como Pedal Jampa, que deu apoio na divulgação e na estrutura do evento. “A bicicleta é um meio de transporte que envolve atividade física, que contribui para a saúde, para o lazer e para diminuir a poluição das cidades”, observou o secretário de Esportes, Thiago Pacheco.

A secretária adjunta do Meio Ambiente, Wellintania Freitas, ressaltou o quanto o ciclista é aliado na busca por uma cidade sustentável e lembrou que diversas atividades estão programadas para a Semana do Meio Ambiente. “Essa energia que tivemos no Passeio vamos manter em todas as atividades da Semana do Meio Ambiente, que está só começando. Contamos com todos vocês nas diversas atividades que estamos promovendo”, complementou.