Passeio pelo Centro Histórico encanta servidoras municipais

Por - em 41

Uma manhã diferente, com direito a descobrir fatos interessantes sobre a história de João Pessoa. É assim que pode ser definido o último sábado (19) para as servidoras municipais que participaram da Caminhada das Mulheres, evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa, (PMJP) através da Secretaria de Turismo (Setur). O passeio que teve início às 8h30, contou com o apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de João Pessoa ( Singtur) e faz parte da programação especial da PMJP em homenagem ao mês dedicado às mulheres.

Saindo do Parque Solon de Lucena, as participantes fizeram uma primeira parada na esquina da Rua Santo Elias, em frente à Loja Esplanada. Mesmo já tendo passado centenas de vezes pelo local, nenhuma delas havia prestado atenção na placa indicativa que fica na esquina. Seguindo o roteiro, a cada nova parada, uma nova descoberta e as participantes se encantavam com as informações e curiosidades sobre a Capital, onde a maioria mora desde que nasceu.

As placas do roteiro ‘Cidade Alta’ para pedestres serviram de apoio durante todo o trajeto que pode ser feito por qualquer pessoa, sem a necessidade de guia, já que todas trazem informações sobre os monumentos sinalizados.

Na Academia Paraibana de Letras (APL), a pausa demorou mais do que o previsto, isso porque além de nenhuma delas saber o que funcionava naquele prédio em forma de V, na esquina do Complexo São Francisco, elas nunca tinham entrado lá. Deslumbradas com os móveis antigos e as fotos dos imortais perceberam a importância de parar para conhecer um pouco mais da cidade em que vivem.

Depois de quase duas horas e meia, a caminhada chegou ao fim na Praça João Pessoa, mais conhecida como Praça dos Três Poderes. Lá as participantes ouviram um pouco sobre quem foi João Pessoa e porque ele é tão importante não apenas para a história da Paraíba, mas também de todo o Brasil.

Para Juliana Ennes, chefe da Divisão de Infra-Estrutura e Serviços de Apoio ao Turista da Setur, o passeio cumpriu o objetivo. “Nosso intuito é fazer com que os moradores da cidade conheçam a Capital e descubram as belezas escondidas em João Pessoa, porque assim eles se tornam nossos parceiros na divulgação da cidade”, argumenta.