Paz é tema de Mostra Cultural em escola municipal no Geisel

Por - em 84

A Escola Municipal José Eugênio Lins de Albuquerque, localizada no Ernesto Geisel, realizou na tarde desta terça-feira (30) a Mostra Cultural “Paz Sim, Violência Não”. A atividade, desenvolvida através de diversas oficinas do projeto Mais Educação, integrou todos os alunos da escola. Política de paz, família, valorização do esporte, cidadania e bullying foram alguns dos temas trabalhados na Mostra.

A programação do evento, cujo macro-tema está relacionado com a questão da paz, contou com apresentações de danças, exposição de jornaizinhos, dramatização da peça “Estrela Guia” (escrita e desenvolvida pelos alunos) e uma apresentação da Banda Marcial composta por alunos integrantes do projeto Mais Educação.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, a professora Charlene Ferreira, a Mostra Cultural representa a culminância de todas as atividades desenvolvidas pelas oficinas no decorrer deste ano. “A Mostra Cultural “Paz Sim, Violência Não” enfatiza o enriquecimento e o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem na nossa escola, trabalhando a transversalidade do currículo com inúmeras outras áreas de conhecimentos”, explicou.

Mais Educação – Mais de nove mil alunos da rede municipal são atendidos pela Educação Integral, através do Programa Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação (Sedec). O programa contempla 82 escolas de João Pessoa, oferecendo ampliação do espaço e do tempo de permanência dos estudantes no colégio, ativando e revitalizando o turno oposto ao horário formal de aulas. O processo ocorre por meio de atividades que promovem a interdisciplinaridade através de oficinas pedagógicas.

As oficinas integram dez temas pedagógicos: Cultura e Artes; Esporte e Lazer; Prevenção e Saúde; Acompanhamento Pedagógico; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Educação Econômica e Cidadania; Educomunicação; Meio Ambiente e Inclusão Digital. Os alunos atendidos pelo programa Mais Educação são crianças e adolescentes que cursam do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental.