Servidores da Guarda recebem 1º salário reajustado com PCCR

Por - em 181

O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Guarda Municipal de João Pessoa, começou a ser implantado no salário deste último mês de janeiro e os servidores do órgão já receberam o primeiro salário, de acordo com os novos valores definidos. Além da remuneração que chegou a dobrar o valor, o PCCR possibilitou o lançamento de concurso público para contratar 250 funcionários.

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Targino, o novo plano, criado pela PMJP e aprovado em outubro do ano passado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), é histórico. “Os guardas tiveram uma conquista profissional grande e vão desempenhar um trabalho de proteção também aos cidadãos, vão poder contribuir com a segurança pública quando for solicitado apoio pelas polícias estaduais e federais”, destacou.

Segundo ele, o PCCR garantiu aos servidores o estabelecimento de quatro classes da categoria, adotando a meritocracia como forma de promoção, permitindo a passagem de um padrão a outro dentro da mesma classe dos guardas civis municipais. O plano beneficiou também os vigilantes municipais, guardas auxiliares e agentes de segurança. Sandro Targino também lembrou que o plano faz parte do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que inclui a implantação do PCCR da STTrans.

O vencimento básico da categoria passou a ser de R$ 700 e a gratificação de 100% em relação ao valor do vencimento básico pelo exercício da função de atividade de risco, resultando numa remuneração de R$ 1.400. Os novos salários foram pagos, juntamente com os dos outros servidores da PMJP, na última segunda-feira para os aposentados e pensionistas, e na última terça-feira para todas as secretarias e órgãos da administração direta e indireta.

Concurso – De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Targino, o PCCR possibilitou mais qualificação aos quadros do órgão, e a próxima etapa é a realização do concurso público. O edital foi lançado na última segunda-feira (30) e disponibilizou 250 vagas. Do total, 175 são para homens e 75 para mulheres, entre 18 e 45 anos. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março. Os interessados podem obter mais informações no edital, disponível no portal da Prefeitura (www.pmjp.pb.gov.br) e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br).