Peça emociona ao retratar o dia-a-dia do agente de limpeza

Por - em 42

Músicas, batidas, cores e muita emoção marcaram a encenação do Auto de Natal da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A apresentação ocorreu na noite desta quarta-feira (19) em frente à sede da Autarquia. O espetáculo foi encenado por servidores da Emlur e retratou o dia-a-dia dos agentes de limpeza.

O espetáculo, resultado de dois meses de ensaio, foi inspirado no cotidiano do agente de limpeza. Durante a encenação, atualidade e antiguidade se fundiram. Em alguns quadros mostrava-se o nascimento do menino Jesus, com pessoas vestidas como no passado. Em outras passagens era mostrada a realidade de Maria, mulher de agente de limpeza. O espetáculo ainda tratou de temas atuais como o consumo de drogas, alcoolismo, individualismo e sociedade de consumo.

A encenação foi feita pelos atores do grupo de Teatro da Emlur, mas também contou com a participação do Coral e do grupo de percussão da Autarquia, o Baticumlata. As músicas apresentadas durante o Auto ganharam um charme a mais com as vozes dos integrantes do Coral, misturadas às batidas regionais do grupo de percussão.

Além das canções, que foram compostas pelo maestro Carlos Anísio exclusivamente para a encenação, o espetáculo ainda contou com músicas do gosto popular como ‘Anunciação’, imortalizada por Valença, e ‘Então é Natal, que ficou conhecida na voz de Simone’.

Com ‘Anunciação’ ocorreu a entrada dos anjos. O Papai Noel da Emlur também participou do espetáculo e subiu no palco ao som da música ‘Então é Natal’. O espetáculo foi encerrado em clima bem regional, ao som de uma ciranda, onde atores e público deram as mãos e dançaram.

O evento contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). O gestor fez um balanço das atividades realizadas durante o ano, afirmou que 2007 foi um ano muito bom e acredita que 2008 será ainda melhor. O socialista ainda falou do Conjunto Residencial Gervásio Maia, que será inaugurado nesta quinta-feira (20) e lembrou que 52 agentes de limpeza foram contemplados com casas.

Além dos servidores da Autarquia, o espetáculo foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, população local, entre outros convidados. Erenice Alves, que mora perto da sede da Emlur, revelou que ficou emocionada com a apresentação. “Foi um Auto de Natal diferente de todos aqueles que eu já vi. O que mais gostei é que ele se aproxima mais da nossa realidade”, comentou.