Peças teatrais sobre saúde são encenadas no Cais de Jaguaribe

Por - em 37

A prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta terça-feira (21) a apresentação de dois espetáculos teatrais no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), no Bairro de Jaguaribe. As peças ‘Balaio de Gato’ e ‘Romeus e Julietas’ serão encenadas a partir das 10h.

O objetivo da ação é trabalhar novas maneiras de promoção à saúde, onde através do meio lúdico a população possa se vê refletida na dramatização. “É uma nova abordagem a questão da prevenção. Ao invés de ficarmos apenas nas palestras, a população se vê refletida na abordagem dos diversos temas, como violência, cidadania e desigualdade de gênero. A iniciativa possibilita que a pessoa possa mudar seu comportamento a partir do que vê na peça”, destacou Roberto Maia, coordenador do Centro.

As duas peças abordam temas como DST/AIDS, sexualidade, violência contra a mulher e cidadania. O grupo de teatro responsável pela apresentação é formado por 25 profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF). “Os ensaios dos espetáculos se iniciaram com curso de cinco meses no próprio CTA com profissionais de Saúde de diversos bairros”, afirmou o coordenador.

Projeto – A partir do mês de julho, as apresentações dos espetáculos vão ocorrer de forma itinerante e permanente, levando a promoção da saúde, de forma lúdica, aos usuários do SUS em diversos espaços públicos da Capital, a exemplo de USF’s, praças, escolas e feiras. “Serão realizadas apresentações mensais nas diversas comunidades de João Pessoa até o final do ano. A cada final das apresentações há uma roda de diálogo sobre o que os usuários aprenderam nos temas apresentados”, ressaltou Roberto.

Informações – O Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) funciona no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) de Jaguaribe. O endereço é Rua Alberto de Brito, S/N. Os telefones para contato são 3214-6091 e 3214-6092.