Perfil do consumidor na Capital é formado por mulheres jovens diz Procon-JP

Por - em 23

O perfil do consumidor de João Pessoa é formado, na sua maioria, por mulheres, que representam 55% do total, contra 45% de homens. Entre elas, 23,19% têm entre 21 e 30 anos e 25,35% de 31 a 40 anos. O diagnóstico foi feito com base nas características dos mais de 12 mil consumidores atendidos no Procon Municipal, durante o ano passado, e registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

De acordo com os dados do Procon-JP, 21,99% das mulheres que procuram o órgão têm entre 41 e 50 anos e outras 8,96% possuem idades entre 61 e 70 anos. Segundo o balanço feito pelo órgão, apenas 4,62% das consumidoras têm acima de 71 anos e 1,38% menos de 20 anos.

“Os números indicam tanto o perfil das pessoas conscientes que procuram seus direitos nos órgãos de defesa do consumidor como também acaba refletindo quem consome mais. Por esses dados, o perfil é formado justamente por mulheres entre 20 e 40 anos”, destacou o secretário executivo do Procon-JP, Sandro Targino.

A cabeleireira Keila Sousa contou que, mesmo com muito trabalho, sempre consegue ter mais tempo que os homens para fazer compras e também para reclamar nos órgãos de defesa do consumidor. “Mulher já reclama mais que os homens mesmo, aí como compramos mais também vamos parar na porta do Procon para correr atrás dos nossos direitos”, disse.

Já a secretária contábil Sandra Silva acredita que a mulher é mais consciente do que os homens e isso é constatado nos dados do Procon. “Com certeza temos mais consciência sobre nossos direitos. Estamos sempre liderando nessas lutas”, defendeu.

Atendimentos – No ano passado, o órgão realizou 12.131 atendimentos. Do total, 10.154 resultaram na abertura de processos contra as empresas que foram alvo de reclamações dos consumidores. Segundo Sandro Targino, entre os problemas mais comuns enfrentados por eles estão os produtos com defeitos, as cobranças indevidas e irregularidades em serviços essenciais, como telefonia, fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água.

Ele lembrou que a empresa líder de atendimentos no Procon-JP em 2011 foi a OI Móvel, com 653 casos, além de outros 386 para a Oi Fixo, que ficou em segundo lugar nas empresas líderes em atendimentos. A Claro também está entre as mais reclamadas e ocupa o quarto lugar no ranking. Já em relação às que tiveram o maior número de reclamações contabilizadas na abertura de processos está o Atacadão dos Eletros, seguido por Lojas Maia, LG e OI Móvel.

Dia Internacional – No Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta quinta-feira (15), o Procon-JP fará uma ação educativa na Lagoa do Parque Solon de Lucena, com equipes de plantão para tirar dúvidas dos consumidores e orientar sobre seus direitos. O órgão estará com uma tenda onde os consumidores poderão votar em uma enquete para escolher em que área querem que o Procon-JP intensifiquem as ações.

As pessoas poderão votar em mais ações para combater irregularidades em serviços bancários, planos de saúde, telefonia móvel ou assistência técnica. Os itens foram pré-definidos com base nas maiores reclamações em área que os consumidores se sentem mais lesados.

Além disso, como parte das comemorações, o Procon-JP deflagrou uma operação na última terça-feira (13) para fiscalizar os supermercados e combater a comercialização de produtos vencidos. A ação vai continuar nas próximas semanas de forma descentralizada, com visitas não apenas nos estabelecimentos da área central da cidade, mas principalmente nos bairros. Na data também será comemorado os 21 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que entrou em vigor em março de 1991.

Ranking de atendimentos em 2011:

Ranking Empresa Atendimentos
OI Móvel 653
OI Fixo 386
Banco IBI 288
Claro 268
Atacadão dos Eletros 263
Carrefour 259
Energisa 258
Lojas Maia 242
LG 230
10º Banco do Brasil 230

Ranking de reclamações em 2011

Ranking Empresa Reclamações/processos
Atacadão dos Eletros 252
Lojas Maia 228
LG 227
OI Móvel 225
Smart Phone 213
CCE 212
Carrefour 208
Banco do Brasil 203
Banco IBI 189
10º Armazém Paraíba 170