Pese é colocado em prática no Centro de Treinamento Ivan Tomaz formando jovens no esporte e na vida

Por Pessoa Júnior - em 1148

Educar através do esporte. É com esse objetivo que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) coloca em prática, há 5 anos, o Programa Esportivo Educacional (Pese). Crianças e adolescentes, no total de 180 atletas, apaixonados pelo futebol, participam das atividades do programa no Centro de Treinamento Ivan Tomaz (CT), no bairro do Valentina Figueiredo.

No seu quinto ano de atividade com o futebol de base, o projeto no CT caminha para fechar o primeiro semestre de 2018 atendendo o seu principal objetivo que é transformar crianças e adolescentes carentes em cidadãos, com ações importantes da por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

A avaliação foi feita pelo coordenador geral do Pese, Magno Cerqueira, que destaca a principal meta que está sendo alcançada, que é a sintonia entre família, escola e prática esportiva. “Para que nossos objetivos sejam alcançados de forma saudável, precisamos de uma sintonia perfeita entre a família, a escola e a prática esportiva. Sem esses requisitos, o projeto se torna inviável”, disse.

Quem está feliz com o crescimento do filho Matheus Henrique, que participa das atividades do Pese, é o comerciante João Miguel Maranhão, que reside no Valentina. “Antes de participar desse programa, Mateus era muito estressado, reclamava muito e nos atendia com dificuldades. Hoje, ele melhorou muito em família e na escola, em função dos ensinamentos que são passados aqui”, disse o pai orgulhoso.

Matheus Henrique, que tem 12 anos, fez uma autoavaliação, ressaltando que está muito feliz no ambiente onde existem esporte e educação. “Aqui temos bons professores, amigos e ensinamentos que nos ajudam a viver melhor em casa e na escola. Estou aprendendo muita coisa boa aqui”, afirmou.

Marcelo Augusto, de 14 anos, é de Guarabira, mas decidiu morar no Valentina com a tia, Maria Betânia, para crescer no esporte e na educação participando do Pese. “Cheguei para o projeto este ano, sabendo que aqui tem oportunidades para o esporte e para a formação pessoal. Daqui podemos sair para uma grande equipe e ao mesmo tempo crescer através dos estudos”, disse.

Satisfeita com o desempenho do sobrinho no campo e na escola, Maria Betânia não esconde a sua satisfação com o Pese. “Ele veio morar comigo para fazer esporte e ganhar experiência de vida. Marcelo é um menino muito disciplinado e melhorou ainda mais participando das atividades desse programa. Me sinto feliz por esse momento dele”.

Programa – Atualmente, o Pese do CT Ivan Tomaz conta com 180 atletas. Além de serem orientados para a prática do futebol, os alunos também são avaliados pelo rendimento escolar. Geralmente são realizadas reuniões com os pais, onde são debatidos os temas família, educação e prática esportiva. “Nossa preocupação também é a formação do cidadão do futuro e para desenvolver esse trabalho, o prefeito Luciano Cartaxo e o secretário Rodrigo Trigueiro têm dado um apoio importante ao programa”, comentou Magno Cerqueira.

Com o objetivo de atender os alunos nos horários livres da escola, as atividades do Pese acontecem pela manhã e à tarde – pela manhã das 7h às 10h e tarde das 13h às 16h. Além de Magno Cerqueira, trabalham no Pese os professores Diego Cerqueira e Márcio Miranda, também focados na formação do cidadão do futuro.

Nos seus dois dias de atividades semanais, o Pese atende alunos na faixa etária entre 9 e 15 anos. A maioria dos alunos está matriculada na rede municipal de ensino, mas segundo Magno Cerqueira, dependendo da demanda, são atendidos também meninos das comunidades existentes no bairro, desde que cumpram as exigências do programa.