Pesquisa aponta São Paulo como maior emissor de turistas à JP

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A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur) lançou esta manhã o Perfil do Turista 2010. Dos 3.105 entrevistados nos Postos de Informações Turísticas da Setur ficou constatado que os turistas dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais são os que mais visitam a capital.

A pesquisa foi realizada de janeiro a dezembro de 2009, através da aplicação de um questionário trilingue (português, inglês e espanhol), onde os entrevistados forneciam informações sobre locais de origem, idade, sexo, renda familiar, estado civil, impressões sobre a Capital e meios de hospedagem.

De acordo com a pesquisa, 29,4% dos entrevistados são da faixa etária entre 26 a 35 anos e 51% possuem nível superior. Além disso, foi constatado que 63% dos estava visitando João Pessoa pela primeira vez.

Outro ponto apresentado foi com relação aos meios de hospedagem da Capital que foram classificados como bom na opinião dos turistas. Eles também escolheram a cidade como um dos destinos excelentes na categoria sol e mar.

O coordenador da pesquisa, Paulo Galvão, diretor da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Setur ressaltou que o trabalho teve inicio em janeiro de 2009 tendo como objetivo identificar o perfil socioeconômico e de satisfação dos turistas que visitaram a cidade nesse período.

“Os dados apresentados são importantes para a elaboração de políticas públicas voltadas para o setor. Também podem ser usados como ferramenta de monitoramento, sendo essa uma das dimensões que o Ministério do Turismo utiliza como avaliação no projeto 65 Destinos Indutores do Turismo, da qual João Pessoa faz parte, disse Paulo Galvão.

Na oportunidade o empresário Tadeu Pinto, do Hotel Caiçara, parabenizou a equipe da Setur pela iniciativa e ressaltou que alguns pontos devem ser acrescentados ao questionário para que possam ser trabalhadas ações, principalmente nas regiões onde foi verificada a necessidade de publicidade e marketing para atrair os visitantes.

O secretário de Turismo, Francisco Linhares, fez questão de lembrar que a pesquisa estará à disposição no site da prefeitura e que esse trabalho foi uma amostragem que servirá para nortear ações direcionadas ao crescimento e desenvolvimento do turismo na Capital.