Pesquisa revela que JP tem maior capacidade empresarial turística

Por - em 23

João Pessoa é a Capital com maior capacidade empresarial no setor de turismo. É o que revela a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por solicitação do Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae Nacional. A capital paraibana atingiu a média de 83,2 e superou o índice de todas as capitais do país, que ficou em 78,1. Em relação aos números de 2008, João Pessoa cresceu mais de 6 pontos, subindo de 76,9 para 83,2 em 2009.

Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior esse é um dado para ser comemorado por todo o trade, já que para obter a média final foram analisadas a capacidade de qualificação e aproveitamento do pessoal local; presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo; concorrência e barreiras, além de presença de empresas de grande porte, filiais ou subsidiárias. “A pesquisa revela a profissionalização crescente do setor e o desenvolvimento de um turismo sustentável com geração de emprego para os moradores da cidade”, comenta.

No ‘Estudo de Competitividade dos 65 destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional 2009’ as capitais atingiram o nível 4 na Capacidade Empresarial, em uma escala de 1 a 5. Isso significa que estão nas condições adequadas para a atividade turística. Em 2008, a nota foi 72,1 no mesmo nível, índice que também foi superado por João Pessoa que teve nota 76,9.

O estudo de 2009, divulgado em dezembro, é o segundo da série iniciada em 2007. Resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano. O primeiro levantamento foi apresentado no ano passado com dados apurados no final de 2007 e início de 2008.