Pesquisa revela que turistas desejam praia e tranqüilidade

Por - em 18

Praias e tranquilidade. Esses dois itens são os atrativos que os turistas brasileiros buscam quando planejam fazer uma viagem de férias. É o que revelam os dados coletados na pesquisa ‘Hábitos de Consumo do Turista Brasileiro 2009’, realizada pelo Instituto Vox Populi, a pedido do Ministério do Turismo . A pesquisa mostra que 64,9 % dos clientes atuais preferem o litoral como destino de suas viagens e 42,8% buscam descanso e tranquilidade. Foram feitas 2.322 entrevistas com clientes atuais, isto é, aqueles que fazem viagens e clientes potenciais, que são pessoas que pretendem viajar nos próximos dois anos.

Na avaliação do secretário de Turismo da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Elzário Pereira Júnior, a pesquisa confirma os dados coletados internamente pela Setur. “Essa pesquisa coloca João Pessoa numa posição privilegiada no Nordeste, isso porque além do litoral, a cidade guarda a tranquilidade que capitais como Recife e Natal e Salvador não têm”, explica Elzário.

Dados preliminares da ‘Pesquisa de Satisfação e Demanda Turística’ realizada mensalmente pela Setur, em três Pontos de Informações Turísticas (PIT) revelam que dos 475 turistas entrevistados nos três primeiros meses deste ano, 318 vieram a lazer em busca de sol e praia. Esse número representa 66,95% do total, superando inclusive os números do Ministério do Turismo.

“João Pessoa é com certeza uma das cidades do Brasil que vai experimentar um ‘boom’ no turismo nos próximos anos. Isto porque além da divulgação que tem sido uma das nossas prioridades, está havendo uma melhoria da infraestrutura e a instalação de novos equipamentos turísticos, como a Estação Cabo Branco e o monumento ‘A Pedra do Reino’. Isto é importante para a atração de novos visitantes e também o retorno de quem já esteve na cidade, que está de cara nova”, afirma o secretário de Turismo.

O otimismo do secretário é reforçado pelos dados da pesquisa do Ministério do Turismo que revela que o número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo Brasil nos últimos dois anos aumentou 83% em relação ao estudo feito em 2007. Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa, esse percentual correspondia a 32%. A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO).  Foram ouvidos 2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.