Peti de Jaguaribe realiza evento sobre conscientização ecológica

Por - em 98

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Jaguaribe, realizará nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, no Clube dos Veteranos, o I Encontro Municipal de Conscientização Ecológica – “Vamos Eco-Ar Jaguaribe”.

O “Vamos Eco-Ar Jaguaribe” é um projeto que há três anos vem transformando crianças e adolescentes atendidos pelo Peti Centro Livre Meninada I e escolas vizinhas em multiplicadores ambientais, com o objetivo de difundir o respeito ao meio ambiente com os moradores do bairro de Jaguaribe e comunidades próximas.

A coordenadora do Centro Livre Meninada I, Catarina Arruda, explica que graças ao projeto, numa atividade de intervenção na comunidade, as próprias crianças constataram e registraram em fotografias o acúmulo de lixo existente no bairro e o desrespeito com a Mata do Buraquinho. “O objetivo será de mostrar literalmente o retrato da comunidade aos seus moradores, e que através das apresentações de atividades culturais consigamos despertá-los para a importância da preservação ambiental e os cuidados que devemos ter com o meio onde moramos”.

Na programação do evento, constam apresentações do Grupo de Rap do CLMI, com o Rap da Amazônia e o Grupo Bate com Lata, da Emlur; exibição do curta-metragem “A Comunidade e o Rio”, pelo técnico ambiental Luiz Leite Lima, da Secretaria do Meio Ambiente (Seman); palestra com representantes do PSF Paulo Afonso da Secretaria de Saúde do Município sobre o lixo e os danos à saúde; e apresentação de teatro da Emlur. Também estão previstos o sorteio de brindes e uma cesta básica.

O projeto conta com o apoio do Instituto Alpargatas, que oferece materiais para serem reciclados e utilizados na produção artística com as crianças; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que está oferecendo curso de reciclagem de papel, compostagem e sabão ecológico para as famílias, e da Faculdade Santa Emília de Rodat, que realiza um trabalho de Fitoterapia e Nutrição com as crianças e suas famílias.