Peti de JP celebra 22 anos do ECA com ações educativas e culturais

Por - em 64

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), está realizando uma série de atividades, nesta sexta-feira (13), em Núcleos de bairros da cidade, para marcar os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Praça Nossa Senhora da Paz, no Castelo Branco, é palco de um Circuito Recreativo durante todo o dia com a meninada do Núcleo Santa Clara. Na Praça Bela, do Funcionários II, são realizadas ações educativas e culturais sobre o ECA com a garotada dos Núcleos Centro Livre Meninada III, Mumbaba e Jardim Veneza. As atividades acontecem das 8h ao meio-dia e das 14h às 16h, simultaneamente.

Cerca de duas mil crianças e adolescentes integram hoje o Peti de João Pessoa, uma ação da Divisão Especial de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). São 28 Núcleos distribuídos nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs);  Organizações Não Governamentais (Ongs) e nos Centros Livres Meninadas I, II e III e Aldeia SOS.

A programação desta sexta-feira se estende também ao CRC do Roger, com a realização de Rodas de Conversas sobre a Importância do ECA, sua história e conquistas no decorrer destes 22 anos. As crianças e adolescentes do CRC do Cristo Redentor estão confeccionando um grande mural sobre o ECA, na Praça Central, e no CRC de Mandacaru são desenvolvidas diversas atividades recreativas e culturais sobre o tema.

Os usuários dos Núcleos Muçumagro, o CRC Valentina e Paratibe homenageiam  o Estatuto com a realização de uma Caminhada na Comunidade e o CRC de Cruz das Armas apresenta danças folclóricas na Escola Municipal Apolônio Sales. O ECA é tema da exposição aberta na manhã desta sexta-feira, com trabalhos confeccionados pelas crianças e adolescentes em oficinas educativas do CRC dos Bancários.

Ainda nesta sexta-feira, há um torneio  esportivo de Futsal do ECA, com a garotada do CRC Bancários, Centro Livre Meninada III (Grotão), Aldeia SOS, CRC Jardim Veneza e da Casinha. O Centro Livre Meninada I e II realizam dinâmicas sobre Direitos Violados e brincadeiras sobre o ECA nos horários da manhã e da tarde.

Programação – A programação do PETI se encerrará no dia 27 deste mês com uma Gincana Cultural sobre o ECA, envolvendo a meninada dos núcleos do Centro de Referência da Cidadania do Valentina de Figueiredo, Muçumagro e a ONG Escola Vivo Olho do Tempo, em Gramame. A Gincana será realizada no Ginásio esportivo do Valentina de Figueiredo.

Para Catarina Arruda, coordenadora do Peti/JP, a grande meta da programação que se estende até o final deste mês, é chamar a atenção da população para os direitos da criança e do adolescente garantidos pelo ECA. “Estamos levando as atividades para as ruas com a proposta de envolver a população, porque o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos nós”, destacou.