Planejamento Democrático chega à 12ª Região, no Gervásio Maia

Por - em 23

A primeira rodada de audiências que integram o Planejamento Democrático, correspondente à segunda etapa do Ciclo Orçamentário 2012, chega nesta sexta-feira (17) à 12ª Região, polarizada pelos bairros do Colinas do Sul, Residencial Gervásio Maia, Gramame, Engenho Velho, Ponta de Gramame, Colinas do Sul, Colinas do Sul II, Conjunto Residencial Marinês. A plenária, com participação dos gestores da PMJP e dos conselheiros do OD, ocorre às 19h, na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, no Gervásio Maia.

A audiência envolve as secretarias do Planejamento, Infraestrutura, Saúde, Mobilidade Urbana e a de Esporte, Juventude e Recreação. As demandas eleitas pela população na 12ª região foram: pavimentação de sete ruas no Colinas do Sul, Gramame/Engenho Velho e conjunto Marinês; construção do mercado público no Gervásio Maia; criação de uma linha de transporte público que ligue Vale do Gramame ao Valentina; contratação de médicos para a Unidade de Saúde da Família (USF) Mudança de Vida; e reforma do campo Gervasão, no Gervásio Maia. Durante o encontro com os conselheiros, os técnicos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) irão apresentar o diagnóstico de cada uma das demandas (técnico, orçamentário e legal) e a viabilidade de integrar o orçamento 2013 que será apreciado pelos vereadores na Câmara Municipal em setembro.

Segundo o secretário executivo do Orçamento Democrático, Rômulo Halysson Oliveira, nesta etapa, a PMJP responde as solicitações e cobranças da população feitas durante as Audiências Regionais, realizadas entre fevereiro e abril deste ano. “Esses encontros têm sido um espaço importante de diálogo entre os gestores, os moradores e representações das regiões, em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida na cidade”, disse. Ele destacou ainda que, fora dessas etapas do Ciclo do Orçamento Democrático, as equipes mantém interlocução com os conselheiros para resolver problemas cotidianos de curto e médio prazo em todos os bairros.

2ª etapa – O Planejamento Democrático integra a segunda etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, iniciado na segunda-feira (13) com audiência na 1ª Região. Até o dia 14 de setembro, serão 14 audiências públicas para fechar a lista de obras, serviços e ações que farão parte das peças orçamentárias de 2013. O Ciclo do OD 2012 começou no dia 28 de fevereiro e prosseguiu até 2 de abril. Nos encontros, a população escolheu, por meio do preenchimento do Formulário de Demandas, a intervenção que deseja para o ano de 2013 – em 14 audiências foram preenchidos quatro mil formulários.

O diferencial neste oitavo ciclo do OD foi o Formulário de Demandas, que ampliou de três para dez demandas e possibilitou que a população apontasse a demanda de forma mais específica. Nos ciclos anteriores, a população escolhia apenas a área de investimento, como infraestrutura, em vez de indicar a rua que precisava de pavimentação.

Fale com o OD – O Orçamento Democrático foi implantado em João Pessoa em 2005, mas só em 2011 a Prefeitura de João Pessoa o transformou em Secretaria Executiva, vinculada à Secretaria de Transparência Pública. Até então, o OD funcionava como coordenadoria. Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218 5629. Nas redes sociais, a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail, no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.