Planeta Saturno pode ser observado da Estação Cabo Branco

Por - em 54

O planeta Saturno volta a aparecer no céu neste domingo (15) e pode ser observado pelas lentes dos telescópios e lunetas do laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano. A observação é aberta ao público, no Terraço Panorâmico. O planeta está visível a partir das 18h30, no entanto, é importante lembrar que sua observação depende da previsão do tempo.

O professor e astrônomo, Marcos Jerônimo, informou que neste domingo, em especial, a observação contará com a presença dos professores e cientistas do Laboratório de Astronomia do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). “Na ocasião serão disponibilizados os telescópios da instituição de ensino para a observação do planeta”, afirmou.

Planeta – Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, após Júpiter, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do Deus romano Saturno.

Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases.

SERVIÇO:

Observação de Saturno

Domingo (15)

Hora: 18h30

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Altiplano

Fone: 314.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA A IMPRENSA

Marcos Jerônimo

Fone: 8718.7667 – 9137.3987