Planetário da Estação Cabo Branco exibe ‘Palco Celeste’

Por - em 50

“Palco celeste” é o nome do filme que será exibido no Planetário da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada Av. João Cirillo da Silva, S/N, Altiplano, partir deste final de semana. O filme no Planetário tem a duração de 27 minutos e as sessões acontecem de uma em uma hora. Durante a exibição não é permitido filmagens e fotografias só poderão ser feitas sem uso do flash.

O filme mostra a repercussão de fenômenos na atmosfera terrestre, que funciona como uma lente de vidro refletindo no céu luzes e cores decorrentes de efeitos como a poluição das luzes da cidade, que chegam a inibir a visão das estrelas, e outros como o pôr-do-sol, que se origina das luzes do dia refletidas na atmosfera. Faz também um alerta sobre os fenômenos negativos, tais como a poluição causada pela fuligem e a poeira, que se espalham obstruindo a visão dos fenômenos celestes e criando uma camada denominada de efeito estufa, cujos efeitos são extremamente danosos à condição humana.

“Palco celeste” apresenta ainda fenômenos na linha do tempo que marcaram a história da Astronomia, como as chuvas de meteoro e o mais importante registro corrido nas Cataratas do Niagra. Ele apresenta também o espetáculo da Aurora Boreal, que ocorre nas regiões geladas do planeta, as Muralhas da China e a precisão dos chineses nos registros dos fenômenos celestes são destacadas, além do Cometa Harley na sua excursão pela Terra, que só acontece a cada 76 anos. Apresenta ainda uma alusão aos fenômenos considerados OVNS (Objetos Voadores Não Identificados) e finaliza com uma visão da Lua e da Terra como planetas irmãos. É uma experimentação imperdível.

O Planetário – O Planetário faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia, recém inaugurado na Estação Cabo Branco. O local funciona durante a semana, nos três turnos, para escolas em visitação e para aula de campo que estejam devidamente agendadas no primeiro horário de cada turno. No final de semana o atendimento ao público acontece em horários pré-determinados, das 10h30 até às 20h. O Planetário tem capacidade máxima para 15 pessoas, por sessão, com entrada gratuita.

O equipamento consiste em uma esfera de cor azul escura e inflável. Dentro é projetado um filme em que o visitante poderá ver constelações, planetas, cometas e estrelas cadentes, além do sol e da lua, desenvolvendo o seu trajeto noturno ou diurno, e ainda eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

As sessões contam com a presença de um monitor, que demonstra conceitos simples e também os avanços sobre Astronomia, além de simular o céu de algum ponto na Terra ou de outros planetas e luas. Mostra também o movimento anual, os efeitos da precessão dos equinócios sobre o tempo e simular fenômenos celestiais, tais como trânsitos, eclipses e chuvas de meteoros. Ele indica órbitas dos planetas e experimenta efeitos atmosféricos, tais como por do sol ou um céu azul.

O Setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco, que tem como missão mediar os processos educacionais que possibilitem a ampla inclusão social no tocante ao acesso a cultura, a ciência e as artes, é o responsável pelas atividades realizadas no Planetário.

A coordenadora do Setor, a professora Cássia Freitas, comentou que o Planetário é uma importante ferramenta no sentido da informação geral, bem como no enriquecimento pedagógico das aulas do currículo tradicional no âmbito das ciências geográficas e da Astronomia. “O Planetário tem tido recorde de público, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Aproximadamente duas mil pessoas já visitaram o local”, acrescentou Cássia Freitas.

SERVIÇO:

‘Palco celeste’
Sessões: a partir das 10h30, durante os três turnos, até às 20h.
Local: Planetário da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes – Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco
Fone: (83) 3214-.8303 / 3214-8270 / 8802-3255
E-mail: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br