Planetário é destaque na Estação Cabo Branco nos fins de semana

Por - em 110

O planetário da Estação Cabo Branco, Cultura e Arte, localizada no bairro do Altiplano, tem sido a grande atração do público infantil. Aproximadamente três mil pessoas já o visitaram, desde a sua instalação, em novembro de 2009. As sessões estão sendo realizadas de hora em hora, de terça-feira a domingo, nos três turnos, até as 20 horas. O equipamento funciona no primeiro pavimento da Torre Mirante e no final de semana atende ao público visitante em geral. A capacidade máxima é de 15 pessoas por sessão que tem duração de 22 minutos, com a exibição do filme ‘Filhos do Sol. ’ A entrada é gratuita.

O planetário tem formato de uma abóboda e permite a visualização de mais de 100.000 estrelas. No equipamento inflável, o público encontra uma esfera celeste em todo o seu esplendor, no seu interior são projetadas estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas-cadentes, além do sol e da lua. Os visitantes podem ver ainda eclipses, as estações do ano e outros fenômenos astronômicos.
Os participantes contam com a presença de um monitor, que demonstra conceitos simples e também os avanços da Astronomia. Há ainda a simulação do céu de algum ponto na Terra ou de outros planetas e luas; a simulação de fenômenos celestiais, tais como trânsitos, eclipses e chuvas de meteoros. Trata-se de uma verdadeira aula de Astronomia.

O setor de gestão educacional da Estação Cabo Branco é o responsável pelo funcionamento e atividades realizadas do planetário, mediando todos os processos educacionais que possibilitem a ampla inclusão social no tocante ao acesso a cultura, a ciência e as artes. De acordo com a coordenadora do setor, Cássia Freitas, “o planetário é uma importante ferramenta no sentido da informação geral, bem como no enriquecimento pedagógico das aulas do currículo tradicional no âmbito das ciências geográficas e da astronomia”, afirma. Cássia informou que o planetário tem tido recorde de público que demonstra muita curiosidade, tanto durante a semana como nos finais de semana.

O filme – ‘Filhos do Sol’ oferece um passeio pelo Sistema Planetário enfatizando a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol. Apresenta ainda as particularidades de cada planeta no tocante à dimensões, condições atmosféricas além de outros astros que orbitam no espaço celeste de cada um, e na seqüência; Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, e o ex-planeta Plutão realizando assim, um tour privilegiado pelo Sistema Solar.

SERVIÇO:
PLANETÁRIO: Filme-Filhos do Sol
Sessões: De terça-feira a domingo durante os três turnos até as 20 horas.
Local: Primeiro Pavimento da Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes – Av.: João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco
Fone: 83. 3214. 8303 – 3214.8270 – 8802-3255
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br