Planetário leva cerca de mil pessoas à Estação Cabo Branco

Por - em 50

Uma das grandes atrações da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, localizada no Altiplano, tem sido o planetário digital, que foi inaugurado há cerca de um mês durante a semana da criança e está instalado no primeiro pavimento da Torre Mirante. O equipamento funciona durante a semana, nos três turnos, para aula de campo de escolas em visitação que estejam agendadas no 1º horário de cada turno. No final de semana atende ao público visitante com horários pré-determinados em sessões, que duram cerca de 22 minutos, a partir das 11h até as 20h. A entrada gratuita.

Em formato de abóboda, o planetário digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas e pode acomodar até 15 crianças ou adultos por sessão. O planetário é um elemento do museu que será implantado no próximo ano na Estação Cabo Branco. No equipamento inflável, o público encontra uma esfera celeste, onde são projetadas estrelas, constelações, planetas, cometas e nebulosas, além do sol e da lua, e ainda eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

O setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco tem como missão mediar os processos educacionais que possibilitem a ampla inclusão social no tocante ao acesso a cultura, a Ciência e as Artes. De acordo com a chefe interina do setor, Cássia Freitas, “o planetário é uma importante ferramenta no sentido da informação geral, bem como no enriquecimento pedagógico das aulas do currículo tradicional no âmbito das ciências geográficas e da astronomia”. Cássia informou que o planetário tem tido recorde de público tanto durante a semana como nos finais de semana. Aproximadamente mil pessoas já visitaram o equipamento.

Filme – O filme ‘Os Filhos do Sol’, que tem duração de 22 minutos, é exibido no planetário, com imagens em 180° num tour pelo sistema solar. O filme localiza e descreve todos os planetas, suas dimensões, condições atmosféricas, distância da Terra, luas e asteróides que orbitam em cada um.

As sessões geralmente são de hora em hora, com a presença de um monitor, que demonstra conceitos simples e também os avanços da astronomia. É possível simular o céu de algum ponto na Terra ou de outros planetas e luas, mover-se para frente ou para trás em velocidades variáveis, mostrar o movimento anual, incluindo o movimento planetário retrógrado (nenhum sistema análogo portátil pode demonstrar o movimento anual), mostrar os efeitos da precessão dos equinócios sobre o tempo e simular fenômenos celestiais, tais como trânsitos, eclipses e chuvas de meteoros.

SERVIÇO:

PLANETÁRIO

Sessões: De segunda a sexta-feira, para escolas agendadas
Sábados e domingos, das 11h às 20h

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte – Av. João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco
Fone: 83. 3214. 8303 – 3214.8270 – 8802-3255
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br