Plano de Combate a Dengue vai ser discutido em João Pessoa

Por - em 18

Representantes de vários órgãos municipais (Saúde, Emlur, Sedurb, Semam e Sedec) participam nesta terça-feira (30), das discussões para a definição das metas e ações para o Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2011. A oficina acontece no auditório do Hotel Xênius, na praia do Cabo Branco, das 8h30 às 17h.

Também foram convidados técnicos da rede hospitalar, Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais), Unidades Sentinela, Rede de laboratórios, Atenção à Saúde Básica, Conselho Municipal de Saúde e das Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.
Pela manhã a diretora de Vigilância à Saúde, Júlia Vaz, faz uma apresentação do perfil da dengue na Capital. Em seguida, a diretora faz uma amostragem da metodologia aplicada para identificação de áreas com vulnerabilidade de ocorrência de casos da doença para 2011.

A partir da identificação dos bairros com maior incidência será iniciado o trabalho para construção das propostas de atuação no combate à doença, através de uma articulação Intersetorial/Interinstitucional. Participam dessa articulação a Vigilância Epidemiológica, Controle Vetorial, Assistência, Rede de Laboratório, Comunicação e Fortalecimento Institucional.

Para Julia Vaz, a oficina vai servir também para entender o perfil da doença em 2010. “Durante essa ação, será possível conhecer a situação da dengue hoje em nosso município e as particularidades do ano de 2010 que contribuíram para a ocorrência destes casos”, esclarece.