Plano de Conservação da Mata Atlântica é debatido no CAM

Por - em 49

As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Planejamento (Seplan) vão realizar nesta terça-feira (7) uma palestra voltada para a discussão sobre o “Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata atlântica de João Pessoa”, lançado no mês passado. O evento será realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a partir das 16h.

De acordo com a arquiteta da Seplan, Tharciana Freitas, o objetivo da palestra é a divulgação do plano aos servidores do município, com foco principal para os técnicos da Seplan e Semam. “É importante que esses servidores conheçam o plano para poder aplicá-lo ao seu trabalho. E isso diz respeito a não permissão de ocupações das áreas remanescentes de Mata Atlântica e seu entorno, com projetos de loteamentos, por exemplo”, frisou.

O plano foi elaborado pela Divisão de Estudos e Pesquisas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a partir da necessidade de planejar estratégias de políticas públicas para a preservação do meio ambiente. O objetivo é direcionar a política ambiental da cidade, visando a proteção da Mata Atlântica, fortalecendo, assim, o compromisso do poder municipal na preservação de áreas verdes da cidade.

“Essas áreas vem sofrendo pressão com o crescimento da cidade e com a especulação imobiliária. O esforço da prefeitura é de proteger essas áreas e criar novos espaços de preservação, a exemplo da criação de parques por toda a cidade. Lembrando ainda que João Pessoa é a primeira cidade brasileira a ter um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”, destacou Tharciana.