Plano de Contingência evita transtornos causados pelas chuvas em JP

Por - em 55

A Coordenadoria da Defesa Civil (Comdec) dá continuidade esta semana às ações do Plano de Contingência em áreas de risco, na Capital, a fim de evitar possíveis transtornos durante o período chuvoso. Nesta quinta-feira (1º), as equipes estarão no bairro do Alto do Mateus e na sexta-feira (2), na comunidade Maria de Nazaré, no Funcionários III. Nos locais serão realizadas limpeza de galerias e rios, além de inspeção de áreas próximas a barreiras.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé, os trabalhos preventivos estão surtindo efeito, já que não aconteceram chamados de urgência, mesmo com as chuvas dos últimos dias. “O nosso objetivo é exatamente esse: trabalhar para evitar possíveis acidentes. Estamos conseguindo evita-los fazendo um trabalho conjunto e efetivo com antecedência. Apesar das chuvas, as áreas mais críticas não correm risco, porque já realizamos as fiscalizações e reparos necessários”, afirmou.

Noé citou que já foram realizadas a limpeza de galerias e rios, bem como a inspeção de casas que ficam no sopé de barreiras e cortes de árvores em várias comunidades e bairros de João Pessoa. “Já passamos pela comunidade Boa Esperança e bairro João Agripino, realizando reparos para que as águas das chuvas não escorram na barreira e não atinjam casas da comunidade São José, por exemplo. Já realizamos a limpeza do Rio Jaguaribe, junto com a Emlur. Saturnino de Brito, Renascer e Tito Silva foram outras localidades contempladas”, elencou ele.

Programação – A equipe da Defesa Civil está trabalhando na Capital desde o dia 3 de janeiro realizando a identificação e retiradas de famílias em áreas de risco iminente, poda e corte de árvores, limpeza e retirada de lixo, recuperação de pavimentos, desobstrução e recuperação da rede de esgotamento sanitário, limpeza e retirada de resíduos das margens e leito dos rios e assistência à saúde nas comunidades.

A inspeção será realizada até o final de março e contempla 32 comunidades: Saturnino de Brito, Renascer, Santa Emília de Rodat, Tito Silva, Santa Clara, São Rafael, Timbó, São José, João Agripino, Chatuba I, II e III, Esperança, Riachinho, Padre Zé, Roger, Asa Branca, Boa Esperança, Novo Horizonte, 05 de junho, São Judas Tadeu, Beira da Linha, Rua Luis Jacinto, Rua Ari Barroso, Rua José Eduardo de Holanda, Avenida Cabo Branco, Santa Bárbara (no Valentina e nos Bancários), Lagoa Antônio Lins, Maria de Nazaré, Porto do Capim e Comunidade do S.

Apoio – Participam do plano de contingência da Comdec as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS), além do Orçamento Democrático (OD), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos da PMJP. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Corpo de Bombeiros e a empresa Energisa também integram o grupo.

Urgência e Emergência – A Coordenadoria da Defesa Civil disponibiliza um telefone 24 horas para que a população possa informar sobre possíveis ocorrências de urgência e emergência: 0800 285 9020.