Plano de Contingência para a Defesa Civil completa cinco anos

Por - em 27

Há cinco anos a cidade de João Pessoa possui um Plano de Contingência para a Defesa Civil. O plano prevê ações efetivas do Pode Público diante de possíveis catástrofes. Com a atual gestão, a Defesa Civil Municipal passou a ter sede própria, veículos, servidores, dotação orçamentária e um número telefônico gratuito que atende as solicitações da comunidade.

As informações foram repassadas pelo coordenador da Defesa Civil da Capital, Manuel Duré, explicando que, após a adoção do Plano, as ações são tomadas de forma não aleatórias. Dentro dessas estratégias, consta o mapeamento de áreas de risco, que gera não apenas o cadastro de famílias residentes num determinado local, mas o trabalho logístico que deve ser adotado em caso de uma catástrofe.

Entre as ações constam, por exemplo, rotas de fuga para a população, ruas ou traçados por onde os veículos possam transitar, em especial Bombeiros e Samu, e área para pouso de helicóptero. “Quando assumimos, a Defesa Civil só existia no papel. Hoje ela é uma coordenadoria ligada ao gabinete do prefeito”, disse.

Sobre as ações realizadas pela Defesa Civil ao longo de cinco anos, Manuel Duré informou que, pelo menos, mil relatórios foram encaminhados aos órgãos competentes. Nessas peças constam as necessidades reais que devem ser desenvolvidas em uma área de risco. “A Defesa Civil coordena as ações, mas quem as executa são órgãos públicos e da iniciativa privada, como a Energisa, Cagepa, Bombeiros e Exército. Ou seja, vai da esfera pública municipal até a federal, além de órgãos privados”, relatou.

Manuel Duré explicou que cabe à Defesa Civil monitorar desde ações naturais, citando como exemplo o fluxo das marés e possíveis ressacas, alertando as populações ribeirinhas sobre o perigo da elevação das águas, interdição de áreas de preservação ambiental e, até mesmo, de imóveis, sobretudo os que estão em risco iminente de desabar, como muitos prédios abandonados no Centro Histórico.

A Defesa Civil, nesses cinco anos de gestão, já recebeu milhares de solicitações, concretizando-se em ações como construção de muros de arrimo, transferência de famílias que moravam em áreas de risco, preservação da vegetação, especialmente as encontradas em barreiras e encostas, e o Disque Defesa Civil, cujo número é 0800-285-9020.