Plano de prevenção aos efeitos do inverno chega ao Alto do Mateus

Por - em 28

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) esteve durante toda a manhã desta quinta-feira (22) nas comunidades São Judas Tadeu, 5 de Julho e na Rua Ary Barroso, todas situadas no bairro do Alto do Mateus. A ação faz parte do ‘Plano de Contingência 2009’, cujo objetivo é identificar e tentar sanar os problemas apresentados nas áreas de risco de João Pessoa, garantindo mais segurança à população nos meses que antecedem o período de chuvas.

Na comunidade 5 de Julho vivem aproximadamente 4 mil pessoas. A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) fez a limpeza do canal que fica próximo às residências do local, um dos principais problemas da comunidade, por causa do assoreamento constante que pode ocasionar enchentes e alagamentos.

Na São Judas Tadeu, com cerca de 1.100 habitantes, a acumulação de lixo nas encostas em torno do local é o grande problema. O mesmo acontece na barreira localizada na Rua Ary Barroso, onde no maior ponto de risco encontram-se seis moradias que podem ser atingidas, caso aconteça algum deslizamento. Para tentar conter a queda da barreira, foi necessário dialogar com os moradores para que parem definitivamente de jogar lixos e entulhos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Manuel Duré, infelizmente a população ainda não se conscientizou dos perigos que pode correr ao jogar lixo e entulhos nas ruas, valas e encostas. “A água acumula e causa alagamentos e por várias vezes tivemos que deslocar as famílias para evitar grandes tragédias”, alertou.

Duré ainda informou que a Defesa Civil analisa diariamente o Boletim Metereológico Nacional, para que a população possa ser previamente alertada sobre chuvas e ficar atenta quanto ao riscos. “As águas caídas nos últimos dias estavam previstas. Não causaram nenhum dano, mas estamos sempre atentos e prontos para atender as chamadas das comunidades”. Dando continuidade ao ‘Plano de Contingência 2009’, a Comissão de Defesa Civil estará nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, nos bairros São José e Chatuba.